5 coisas que você NÃO pode fazer com suas lentes de contato

O uso de lentes de contato oferece muitos benefícios, como ajudar as pessoas a enxergar melhor sem afetar sua aparência, mas, para usá-las é preciso alguns cuidados.

Segundo o Instituto de Moléstias Oculares (IMO), estima-se que, no Brasil, 2 milhões de pessoas usam lentes de contato. No entanto, nem todas cuidam delas corretamente.

continua depois da publicidade

Com efeito, o uso inadequado desses instrumentos traz muitas complicações que podem afetar a saúde ocular a longo prazo. Por isso é extremamente importante manter uma boa rotina de uso.

Veja abaixo 5 coisas que você não pode fazer com suas lentes de contato:

continua depois da publicidade

1. Não use lentes de contato vencidas

As lentes vencidas perdem algumas das propriedades que os materiais com que foram fabricadas lhes conferem, uma vez que os compostos utilizados na sua fabricação se degradam com o tempo.

Os problemas podem variar desde desconforto no uso, como irritação e coceira, até uma infecção causada por germes que podem ter se acumulado nas lentes.

2. Não durma com as lentes

Sua córnea, a camada externa do olho na qual a lente de contato fica, é uma membrana que precisa de oxigênio. A própria lente de contato é uma barreira entre o oxigênio e sua córnea.

continua depois da publicidade

Por isso é essencial, para evitar problemas, que a lente permita que a maior quantidade possível de oxigênio passe para o olho.

Desse modo, usar lentes ao dormir aumentará o efeito de barreira causado pelas lentes de contato. Na melhor das hipóteses, você só sentirá alguma irritação e desconforto quando acordar pela manhã. Na pior, dormir com suas lentes de contato pode levar a uma infecção grave.

3. Não lave as lentes com água da torneira

A água, na maioria dos lugares com os quais estamos em contato como a pia de casa, contém um microrganismo chamado Acanthamoeba. Se esse microrganismo atingir seus olhos, pode causar uma infecção que, além de ser muito dolorosa, pode até levar à cegueira.

continua depois da publicidade

Além disso, mesmo que o problema tenha sido detectado antes que ocorra qualquer dano irreversível, seu tratamento é longo e complicado.

4. Não toque nas lentes com as mãos sujas

Seus dedos também podem ser portadores de bactérias e microorganismos muito mais temíveis do que os encontrados na água. Então, para evitar problemas, lave as mãos antes de manusear as lentes e use sempre uma solução específica para limpá-las e guardá-las.

5. Não esqueça de limpar o estojo das lentes

Um estojo de lentes de contato mal cuidado é um ninho de germes e bactérias invisíveis ao olho humano, que podem se manifestar causando uma infecção e, muitas vezes, levando a complicações graves.

continua depois da publicidade

Em caso de qualquer dúvida, não se esqueça de consultar um oftalmologista de sua confiança.