Para que serve o pequeno bolso extra na calça jeans é motivo de curiosidade entre as pessoas que utilizam muito essa vestimenta no cotidiano. Será que é uma sobra de tecido? Uma forma de respiro da roupa, assim como acontece com o furo nas canetas esferográficas?
Com origem em 1873, no Velho Oeste da Califórnia, Lévi Strauss inventou a calça jeans como uma veste mais resistente para as alternativas que existiam até o momento. A partir desse ponto, o pequeno bolso extra se tornou comum nesses tipos de vestimenta. Saiba mais a seguir:
Para que serve o pequeno bolso extra na calça jeans?
A princípio, o pequeno bolso extra na calça jeans surgiu para guardar o ouro encontrado na Califórnia. Anteriormente, eram utilizadas vestes de algodão leve que não aguentavam o desgaste causado pelo transporte a cavalo, em especial porque as pessoas costumavam cavalgar em regiões remotas em busca do ouro.
Desse modo, quando encontravam uma pepita, guardavam-na na calça de algodão, mas era comum que a roupa não suportasse o peso da pedra e acabasse estragando no processo. Sendo assim, o jeans de Lévi Strauss surgiu como uma solução, porque permitia guardar objetos pesados como ouro.
Posteriormente, quando a corrida de ouro da Califórnia se tornou menos intensa, esse bolso foi utilizado para guardar pequenos relógios de bolso, utilizados no cotidiano para acompanhar as horas
Neste caso, era necessário que o espaço de armazenagem fosse menor, para não correr o risco de perdê-lo durante as horas cavalgando.
Posteriormente, foi utilizado para acompanhar corridas esportivas e contestar resultados a fim de receber as boladas envolvidas no esquema de apostas.
Portanto, tinha uma função semelhante aos bolsos maiores, que usamos para guardar o celular.