Hoje à noite lembre-se de fazer um experimento aí na sua casa. Acenda um palito de fósforo e fique pertinho de uma parede, onde você possa ver a sombra da sua mão e a do palito. Assim, você verá que, de fato, não existirá sombra do fogo.
Antigamente, as pessoas mais religiosas explicavam o fenômeno de forma mais pautada na fé mesmo, com a ideia de que o fogo não tem sombra porque as trevas não combinam com a luz.
Quando observamos os fatos e a ciência, no entanto, vemos que existem várias explicações que nos ajudam a entender por que o fogo não faz sombra.
Como a ciência explica a ausência de sombra no fogo?
A primeira explicação tem a ver com o fato de que a chama do fogo é um gás luminoso, ou seja, ainda que ela pareça sólida, não é. Tendo isso em mente, fica fácil de entender que, por se tratar de um gás e não de um corpo sólido (como a mão e o palito de fósforo), não conseguimos enxergar a sombra.
Ou seja: até existe uma sombra, mas ela é muito sutil. Se você acender uma vela e chegar com a vela bem pertinho de uma parede, poderá notar uma sombra fraquinha.
Lembre-se de que, para ter sombra, a luz não pode atravessar esse objeto, mas apenas preencher o espaço que estiver ao redor dele. Além disso, a própria chama do fogo exerce o papel de luz, o que dificulta ainda mais a nossa capacidade de enxergar a sombra fraquinha que existe.
Tenha sempre em mente que, embora a chama de uma vela seja bem pequena, ela é suficiente para causar incêndios graves. Por isso, nunca deixe velas acesas perto das cortinas de casa, pois isso pode se transformar em uma situação catastrófica.
O ideal é sempre apagar qualquer vela acesa antes de sair do ambiente, especialmente se houver crianças por perto.