O medo do veterinário é uma fobia canina comum, mas pode ser reduzido com visitas mais regulares e agradáveis, petiscos e outros truques. Cães que temem essa visita, latem, rosnam, se escondem e podem até se aliviar no consultório por causa do medo. No entanto, existem técnicas e exercícios que podemos realizar para aliviar esses efeitos negativos.
Confira a seguir como preparar seu cão para ir ao veterinário.
1. Aja como se fosse um dia normal
Em primeiro lugar, você não deve aparentar estresse ou nervosismo perto do cachorro. Diante dessa atitude, ele pode perceber e começar a suspeitar que precisa ir ao veterinário para uma vacina ou porque está doente.
2. Tente evitar ir diretamente ao veterinário
Se você tiver tempo ou se não for uma urgência, é interessante fazer um passeio com o seu cachorro para que ele se canse um pouco e assim não fique agitado. Durante o passeio, você pode presenteá-lo com algumas recompensas ou petiscos para tranquilizá-lo antes de ir ao veterinário.
3. Faça uma massagem nele antes da visita
As massagens com animais também são muito positivas para o estresse e ajudam a acalmar nossos bichinhos.
4. Fique sempre por perto
Durante a consulta, fique sempre no campo de visão do pet, sua presença na sala irá acalmá-lo. Além disso, leve sempre petiscos para recompensá-lo por seu bom comportamento, para que ele possa associar a experiência a algo positivo
5. Leve-o ao veterinário regularmente
Para fazer com que o seu pet não veja o veterinário como “um vilão” é importante que você o leve para vê-lo a cada seis meses e não apenas quando houver uma emergência.
Desta forma o local ficará muito mais familiar para ele.