Você já se perguntou se você é uma pessoa tóxica para os outros? Uma pessoa tóxica, ou que tem comportamentos tóxicos em seus relacionamentos, é um indivíduo que gera desconforto nos outros por meio de sua atitude, das coisas que faz ou diz.
É uma pessoa em cuja presença sentimos algum tipo de desconforto. Além disso, ela nos faz sentir culpados, nos julga, nos deslegitima, não escuta nem demonstra empatia, exige mais atenção do que dá e etc.. Em suma, há muitas formas de ser tóxico e também diferentes graus.
Veja como identificar abaixo:
1. Você é sempre sarcástico
Ser engraçado e bem-humorado é diferente de ser sarcástico. Muito sarcasmo acaba se tornando veneno para os ouvidos alheios. Ele drena energias, desestabiliza as conversas e geralmente acaba causando desacordo ou raiva.
2. Você nunca assume responsabilidade
É inevitável que algo dê errado em um relacionamento, mas se você é daqueles que acredita que tudo de ruim que acontece é por causa da outra pessoa, o problema pode estar em sua forma de pensar e se comportar com o outro.
3. Você sempre quer tudo do seu jeito
Todos nós queremos que as coisas aconteçam do nosso jeito de vez em quando, mas nem sempre isso é possível. Com efeito, você pode lidar com isso de duas maneiras, sendo a pessoa madura que aceita ou aquela que acaba fazendo birra e arruinando o dia de todos.
4. Você é muito dependente
Ser muito dependente dos outros pode ser um sinal de que você é tóxico. Se você exige tempo e dedicação das pessoas ao seu redor (amigos, familiares, colegas) e muitas vezes sente ciúmes e raiva quando faz outros planos que não o inclui, isso pode ser um grande indicativo de que a pessoa tóxica da relação é você.
5. Você mente muito
Uma pessoa tóxica geralmente usa mentiras para mascarar atitudes que sabe que não estão certas ou que podem incomodar outras pessoas. Ela tem dificuldade em sentir empatia e suas necessidades vêm sempre em primeiro lugar.