No início dos anos 2000, a organização suíça New Open World Corporation (NOWC), decidiu elencar – de forma não oficial – as sete maravilhas do mundo moderno. Isso porque, até então, havia somente a lista das sete maravilhas do mundo antigo.
Para tanto, a organização solicitou a um grupo de arquitetos para definir 21 principais monumentos. Essa definição se daria de acordo com alguns critérios, como beleza, relevância cultural, valor histórico, complexidade e significado arquitetônico.
Feito isso, a NOWC abriu a votação para o público do mundo todo escolher quais eram as sete maravilhas do mundo moderno entre as 21 definidas pelos arquitetos. Com mais de 100 milhões de votos, o resultado foi divulgado no dia 7 de julho de 2007.
Ficou curioso em saber o resultado? Então, confira, a seguir, a lista com as 7 maravilhas do mundo moderno.
1. Chichén Itzá (México)
Localizada na cidade de Tinun, na província mexicana de Yucatã, Chichén Itzá é considerada a capital da civilização maia entre os anos de 250 d.C e 900 d.C.
Além de ser considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Chichén Itzá, ela é reconhecida como Patrimônio Cultural do México e Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
2. Muralha da China (China)
A Muralha da China começou a ser construída em 220 a.C.., sob a determinação do imperador chinês Qin Shihuang. O objetivo era proteger o império chinês. Estima-se que mais de um milhão de trabalhadores participaram da sua construção.
Ela tem mais de 20 mil quilômetros de comprimento e algumas de suas partes têm cerca de 8 metros de altura e quatro metros de largura.
3. Taj Mahal (Índia)
Construído entre os anos de 1632 e 1653, por cerca de 20 mil trabalhadores, o Taj Mahal é uma das 7 maravilhas do mundo moderno. O imperador Shah Jahan mandou construí-lo em memória de uma de suas esposas, Aryumand Banu Begam, chamada pelo imperador de Mumtaz Mahal.
Ela morreu após dar à luz ao seu 14º filho. Inclusive, o Taj Mahal foi construído sobre seu túmulo.
4. As Ruínas de Petra (Jordânia)
As Ruínas de Petra são um sítio arqueológico localizadas ao sul da Jordânia, no Oriente Médio. A região começou a ser ocupada em 1.200 a.C., formando uma cidade. No entanto, a cidade sofreu dois terremotos, restando apenas ruínas.
Essas ruínas foram descobertas em 1812. Em 1985, As Ruínas de Petra foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
5. Coliseu (Itália)
O Coliseu está localizado em Roma, na Itália. Construído em 72 d.C., durante o governo do imperador romano Vespasiano, o Coliseu é um anfiteatro oval que foi palco de lutas entre gladiadores e espetáculos públicos, como caças de animais selvagens, encenação de dramas baseados na mitologia clássica, execuções, entre outros.
6. Cristo Redentor (Brasil)
Uma das 7 maravilhas do mundo moderno é o Cristo Redentor, localizado no Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. O monumento foi construído em 1931 e inaugurado em outubro do mesmo ano.
Ele conta com cerca de 38 metros de altura, sendo oito metros de pedestal e o restante de estátua. Seus braços têm 28 metros de largura. Seu peso é de 1145 toneladas. Em 2012, a Unesco reconheceu o Cristo Redentor como um Patrimônio da Humanidade.
7. Machu Pacchu (Peru)
Machu Pacchu, também conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, está localizada no topo de uma montanha, a 2.400 de altitude, na Cordilheira dos Andes, no Peru. Ela foi construída, no século 15, a pedido do imperador Inca Pachacutéc.
Mas, somente foi descoberta em 1911. Hoje, somente 30% da construção original da cidade está preservada. O restante foi reconstruído. Machu Pacchu também é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.