Para aprender quando e como surgiu o aperto de mão como forma de cumprimento deve-se conhecer um pouco mais sobre a cultura dos seres humanos ao passar das décadas.
Neste sentido, envolve aspectos referentes à evolução da linguagem, e também dos rituais relacionados à hierarquia nas sociedades antigas.
Contudo, a origem específica desse cumprimento são misteriosas, de modo que existam mais teorias do que versões concretas.
No geral, textos famosos como o poema épico Ilíada, escrito por Homero no século VIII antes de Cristo, conta com trechos que referem-se a gestos semelhantes ao aperto de mãos. Saiba mais a seguir:
Quando e como surgiu o aperto de mão como forma de cumprimento?
A princípio, o registro mais antigo do aperto de mão como forma de cumprimento é uma figura na base do trono do reinado de Shalmaneser III, imperador da antiga Assíria durante o século IX antes de Cristo. Na imagem, aparecem duas figuras com formato humanoide de mãos dadas, uma diante da outra.
Entretanto, o aperto de mão no sentido moderno de um cumprimento não aparece nos documentos e livros de etiqueta até metade do século 19. Neste período, o aperto de mãos era considerado um gesto impróprio que deveria ser usado estritamente entre amigos próximos.
No entanto, o registro do aperto de mão nas obras de Shakespeare levanta teorias de que esse gesto surgiu há mais tempo. Em primeiros registros, o aperto de mão era utilizado como parte de acordos e tratados de paz.
Portanto, Shakespeare estava se referindo especificamente a uma solução de conflito, e não ao cumprimento. Segundo os historiadores, a versão moderna do aperto de mão surgiu a partir do século XVI na Europa.