A temperatura média do Sol é motivo de curiosidade de muitos entusiastas da astronomia, mas também é foco dos estudos de profissionais dessa área. No geral, à medida que a tecnologia avança, os cientistas encontram novos subsídios para explorar o espaço, e aprender mais sobre o Sistema Solar.
Atualmente, o Sol é o maior corpo do Sistema Solar, localizado no centro dessa estrutura. Neste sentido, todos os outros corpos celestes, como é o caso do nosso planeta, satélites, asteroides e cometas orbitam ao seu redor. Portanto, saiba mais sobre a temperatura média da principal estrela:
Qual é a temperatura média do Sol?
O Sol é um corpo celeste organizado em camadas, de modo que as temperaturas variam de acordo com as regiões em sua estrutura. Sendo assim, estima-se que o centro do Sol é mais quente do que as partes periféricas e mais externas dessa estrela.
Em relação ao núcleo, estima-se que essa estrutura está há mais de 139 mil quilômetros do raio do Sol, que é a parte mais externa. No geral, essa área é que produz todas as reações termonucleares responsáveis pela geração de energia emitida nas camadas periféricas do corpo solar.
Como é a camada mais quente, estima-se que as temperaturas no núcleo ficam próximas dos 15 milhões de graus Celsius. Contudo, ainda que as camadas externas sejam mais frias, a região mais periférica, chamada de Coroa, tende a ter um aumento da temperatura novamente.
Portanto, estima-se que essa área chegue aos 2 milhões de graus Celsius. Para medir e estimar essas temperaturas, os cientistas utilizam de instrumentos que medem a luz emitida pelo Sol em diversas linhas, sendo que cada elemento químico dessas emissões possui um sistema próprio de absorção do calor, facilitando o cálculo.