Existem trilhões de células no corpo humano que estão constantemente sendo danificadas, morrendo e se regenerando. Graças a elas, podemos superar arranhões, cortes e até mesmo uma cirurgia em um órgão vital.
No entanto, essa regeneração celular tornou popular uma afirmação bastante curiosa: que o corpo humano se substitui a cada 7 anos. Mas, será que isso é certo?
A verdade é que as células individuais se regeneram de tempos em tempos, porque sua vida útil é muito limitada. Mas isso não significa que o corpo se renove com elas, pois há muitas células que permanecem praticamente as mesmas desde o dia em que nascemos.
E muitos órgãos nunca se regeneram completamente.
De onde surgiu a ideia?
A origem deste mito não é conhecida. No entanto, alguma pessoa pode ter somado todas as vidas das células do nosso corpo e assumido que elas são renovadas a cada sete anos, uma afirmação que não é verdadeira.
De fato, algumas células se renovam em questão de horas, enquanto outras não se regeneram durante a vida de uma pessoa.
Idade das células
Os dados de um estudo revelaram que a idade média de todas as células do intestino era de 10,7 anos; as células epiteliais (que formam a parte externa dos órgãos e vasos sanguíneos) são substituídas, em média, a cada 5 dias, mas as células não epiteliais são renovadas a cada 15,9 anos.
Surpreendentemente, algumas outras células literalmente permanecem com a pessoa desde o embrião até a morte, como as células que formam o núcleo central do cristalino do olho, que permanecem com a pessoa desde o desenvolvimento embrionário até a morte.
Portanto, a afirmação de que o corpo humano é substituído a cada 7 anos é falsa.