Envelhecer é um processo fisiológico natural e esperado, afinal, conforme nosso corpo fica mais velho, as reproduções celulares que acontecem a todo momento começam a perder a qualidade.
Muito além do aparecimento de cabelos brancos ou rugas, o envelhecimento pode ser percebido também através de alguns outros sinais e comportamentos. Conheça alguns deles:
Percepção a respeito da passagem do tempo
Essa é clássica. Para as crianças, o tempo entre um aniversário e outro parece durar uma eternidade. Para os adultos, a percepção da passagem de tempo fica alterada e passamos a falar coisas como “o ano passou voando”.
Falta de interesse em acompanhar novidades tecnológicas
Não é à toa que a sua avó desdenha dos youtubers e influencers do momento. Com o avanço da idade, é comum que as pessoas percam um pouco o interesse em aprender coisas novas e, inclusive, se tornem intransigentes em relação às novidades. Mentes mais saudáveis substituem essa aversão pela curiosidade e buscam entender novos fenômenos.
Acordar cedo mesmo sem necessidade
Se você não associa mais os fins de semana com a chance de dormir até às 10h e se acorda cedinho, como sempre, saiba que esse é um dos sinais clássicos de envelhecimento também.
Você não gosta de ouvir música no celular
Um levantamento do Music Consumer Insight revelou que 84% das pessoas com idades entre 16 e 24 anos ouvem músicas em apps no celular. O percentual cai para 30% quando analisamos pessoas entre 55 e 64 anos.
Você não vai mais para a balada
Ao que tudo indica, ir para a balada e dançar até o dia amanhecer é coisa de gente bem jovem. Uma pesquisa feita na Inglaterra mostrou que esse comportamento cai absurdamente depois dos 31 anos.
Prefere músicas nostálgicas às versões atuais
Ouvir as músicas lançadas pelos artistas atuais não é tão interessante quanto ouvir playlists nostálgicas? Então já sabe.
Preferência por vinho
Antes, a cerveja era sua bebida favorita, especialmente nas reuniões com os amigos. Depois dos 30, porém, não adianta: a bebida da vez é o vinho e, de preferência, que seja de qualidade para não resultar em uma ressaca muito forte.
Envelhecer é natural e inevitável. Lidar bem com a passagem do tempo é a melhor saída, mas algumas pessoas têm dificuldade em entender esse fato. Se esse for o seu caso, uma atitude que pode ajudar muito é fazer psicoterapia.