Todos nós mentimos em algum momento de nossas vidas, mas quando isso se torna compulsivo e repetitivo, vira uma patologia. Em suma, a mentira patológica, conhecida como mitomania, corresponde a um quadro anormal caracterizado pela fabricação constante de falsidades. Portanto, para o mitomaníaco, mentir se torna um hábito, ou seja, é sua forma de se relacionar.
Essa pessoa não somente sente a necessidade de mentir nas situações que são contra ela para evitar as devidas consequências, mas, também, nos pequenos detalhes. Até mesmo se ela não ganhar nada com a mentira.
Aqueles que sofrem de mitomania podem se sentir estranhos dizendo a verdade, mas se sentem confortáveis mentindo. Alguns sinais ajudam a detectar um mentiroso patológico com base em sua reação emocional, linguagem corporal e narração. Veja como identificá-los:
1. Fala inconsistências
Por melhor que seja, o mentiroso patológico não tem uma memória perfeita e às vezes erra, dando respostas diferentes para a mesma pergunta. É uma das principais formas de detectá-lo.
2. Coça o pescoço enquanto fala
Mentiras causam uma sensação de coceira ou formigamento no rosto e pescoço que convidam a coçar. Por isso, as pessoas que foram flagradas mentindo recorrem ao gesto de puxar a gola da camisa. Também ocorre com raiva ou frustração.
3. Não parece relaxado
Em uma situação confortável, as pessoas geralmente ocupam espaço estendendo os braços e, também, as pernas. Quando uma pessoa mente, sua posição permaneceria fechada; as mãos tocam seu rosto, orelhas ou a nuca. Braços e pernas fechados e falta de movimento podem ser um sinal de não falar a verdade.
4. Sorriso falso
Se uma pessoa está mentindo, geralmente está tentando mostrar emoções que não sente. O sorriso é o exemplo mais comum. Para distinguir um sorriso falso, olhe nos olhos. Um sorriso verdadeiro inclui pés de galinha.
5. Respostas vagas
Mentirosos patológicos têm essa característica: eles podem responder rapidamente a qualquer pergunta; porém, quando questionados sobre determinado ponto, dão respostas vagas ou mudam de assunto.
Quando uma pessoa tem a verdade, ela pode responder a qualquer pergunta sem hesitação ou evasão, porque sabe que está praticando a honestidade. Por outro lado, quando há uma mentira, é mais fácil evitar dar uma resposta direta.
Se você se identificou com estes sinais, inclusive, e quer saber mais informações a respeito, não deixe de marcar uma consulta com profissional capacitado para você obter instruções relacionadas ao seu caso.