Apesar da boca de um cão ser mais limpa que a de um ser humano, os cachorros também podem desenvolver cárie, acúmulo de placa na superfície dos dentes após as refeições e a consequente formação de tártaro.
Além disso, alguns problemas dentários caninos causam infecções que podem levar a problemas no coração, fígado, doenças gastrointestinais (como vômitos e diarreia devido ao fato de engolir continuamente a placa bacteriana), renal e até colocar em risco a vida do seu cão.
Portanto, a saúde bucal do seu pet é uma questão que não pode ser ignorada. Confira o que você precisa saber sobre isso a seguir.
Como saber se seu cachorro precisa de uma limpeza dental?
Preste atenção aos seguintes sinais para saber quando limpar os dentes do seu pet:
- Mau hálito;
- Dentes quebrados ou soltos;
- Dentes descoloridos;
- Babar, mastigar ou deixar cair alimentos anormais da boca;
- Apetite reduzido ou comida caindo da boca;
- Dor dentro ou próximo da boca;
- Sangramento na gengiva.
Como limpar os dentes do seu cachorro?
Depois de ter um kit completo de escova e pasta de dentes específica para cães, é hora de colocar a mão na massa!
Normalmente, seu cão não será muito a favor de você escovar os dentes no início, mas com tempo e paciência você pode tornar essa experiência razoavelmente tolerável para ambos.
Escolha um horário em que seu cão esteja cansado, para que ele fique parado durante o procedimento. Quando estiver confortável, a primeira coisa é levantar os lábios e começar a escovar com calma de baixo para cima a partir da linha da gengiva.
As primeiras vezes faça o procedimento devagar e, se o cão ficar estressado, pare a atividade mesmo que você não tenha escovado toda a boca.
Pouco a pouco, você aumentará o tempo de escovação, podendo recorrer a estratégias como molhar uma gaze que é enrolada no dedo para associar esse tipo de contato.
E não se esqueça de recompensar seu cão, com carinho e petisco, toda vez que ele se comportar bem. Por fim, lembre-se que uma limpeza profunda dos dentes deve ser realizada pelo menos uma vez por ano pelo veterinário.