Contar todas as formigas do mundo parece uma tarefa impossível, mas não para uma equipe de pesquisadores da Universidade de Hong Kong que alcançou a aproximação mais precisa até o momento.
Os especialistas publicaram um estudo através da plataforma Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) onde explicaram que existem cerca de 20 quatrilhões de formigas no planeta e de acordo com as informações fornecidas pelo grupo, esse número pode ser muito maior.
Como eles conseguiram calcular esse número?
A equipe de pesquisadores de Hong Kong avaliou 489 amostras globais buscando ampliar seus conhecimentos sobre insetos e chegaram à conclusão de que, se todas as formiguinhas do planeta fossem pesadas, pesariam mais do que todas as aves e mamíferos existentes juntos.
Desse modo, todas as formigas juntas pesam 12 milhões de toneladas, o que equivale a 20% da massa de todos os seres humanos do planeta.
Para fazer esse cálculo, foram usados dados de todos os continentes. Esses números, publicados pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, destacam a importância desses insetos para a natureza.
Impacto na natureza
Os cientistas que realizaram o estudo também explicaram sobre o grande impacto que as formigas têm no mundo e, de acordo com o site da PNAS, esses insetos arejam o solo fazendo túneis por onde arrastam sementes que podem eventualmente resultar em árvores e plantas.
Além disso, são uma das principais fontes de alimento para artrópodes, aves e mamíferos, e eles estão encarregados de limpar as florestas de madeira morta.
Embora essas pequenas criaturas tenham provado ser uma parte fundamental do ecossistema, elas não foram estudadas o suficiente, então os resultados deste estudo são muito importantes para entender o papel das formigas em nosso planeta.