O que acontece com o nosso corpo quando desmaiamos consiste numa série de respostas biológicas decorrentes da queda repentina na pressão sanguínea. Em resumo, o desmaio decorre da diminuição na circulação do sangue, seguida da falta de oxigênio no cérebro e perda de consciência.
Sendo assim, esse processo acompanha algumas reações naturais como forma de preservar o organismo e evitar a falha de órgãos.
No entanto, não devemos tratar os desmaios como algo comum, pois em todos os casos é fundamental buscar ajuda médica especializada para acompanhamento do quadro de saúde. Saiba mais a seguir:
O que acontece com o nosso corpo quando desmaiamos?
Em primeiro lugar, quando o corpo entra em estado de insuficiência de oxigênio, às células da retina deixam de ser abastecidas e não funcionam direito. Como consequência, a visão fica escura ou com pontos pretos, e os sons ficam cada vez mais distantes porque a audição também é afetada.
Para evitar a tontura ou um ferimento mais grave por conta da queda após o desmaio, é fundamental prevenir a queda ao se sentar ou abaixar a cabeça.
No geral, o desmaio pode acontecer por conta de uma enfermidade mais grave, pela pressão baixa causada pela falta de glicose no sangue e outros desequilíbrios orgânicos.
Como o cérebro está recebendo quantidades insuficientes de sangue e oxigênio, o coração recebe a mensagem para a diminuição do ritmo. Portanto, a queda na pressão sanguínea afeta outros sistemas como os músculos que não ficam mais rígidos o suficiente para manter a postura.
Desse modo, a gravidade entra para o jogo e acaba levando-a ao chão durante a inconsciência. Contudo, estima-se que somente 40% das pessoas irão sofrer de um desmaio ao longo da vida.