O cachorro idoso demanda cuidados específicos, porque neste período a saúde está mais frágil. Porém, a partir de qual idade o cachorro já pode ser considerado como idoso é um diferencial para saber qual o tratamento correto a ser aplicado, principalmente quando se considera a raça e o porte do animal.
Essa matéria tem caráter meramente informativo, porque os cachorros idosos devem ser tratados especificamente com medidas orientadas por um profissional qualificado. Desse modo, deve-se levar o seu animal de estimação para o veterinário para realizar o acompanhamento necessário. Saiba mais a seguir:
Quando um cachorro já pode ser considerado como idoso?
Não se deve seguir aquela história de que um 1 ano de idade do cachorro corresponde a 7 anos de idade de um ser humano, porque o porte interfere diretamente no critério de senioridade dos animais. Neste sentido, cães com até 10 quilos são considerados idosos com 7 ou 8 anos.
Animais maiores, com peso que varia entre 26 e 45 quilogramas, entram nessa fase do desenvolvimento aos 5 anos. Sendo assim, estima-se que espécies como o São Bernardo tem uma expectativa de vida de 8 anos, enquanto animais menores como o Yorkshire vivem aproximadamente 11 anos.
Estima-se que o cachorro pode ser considerado como idoso entre 7 anos ou 14 anos. Além disso, o cálculo de expectativa de vida é relativa, pois o animal pode viver muitos anos independente do porte. Dessa maneira, é importante ficar atento aos sinais oferecidos por cada espécie.
Os principais indicadores são a alteração de coloração, pois alguns cães ficam com os pelos grisalhos, com textura mais fina e sem brilho. Ademais, é comum que a pele fique mais sensível, com perda dentária e dificuldade de mobilidade.