O guacamole é uma receita típica da culinária mexicana, inventada pelos povos astecas por volta do século 16. Na época, os astecas acreditavam que o abacate era afrodisíaco e fonte de força para os combatentes.
A palavra guacamole tem origem na língua indígena: “ahuacatl” (abacate) e “mole” (molho). Assim, em tradução literal para o português, a palavra significa “molho de abacate”.
A iguaria mexicana foi criada pelos astecas, como dito, e exportada para a Europa após a chegadas dos colonizadores espanhóis ao território mexicano. No Brasil, há informações de que o guacamole foi servido pela primeira vez no século 17, mais precisamente no ano de 1684.
A princípio, o guacamole era somente preparado com a polpa do abacate, tomate, sumo da lima e tomate. Ao longo dos anos, novos ingredientes foram sendo acrescentados para o preparo da receita, como cebola e alho, por exemplo.
Se você é fã dessa receita típica da culinária mexicana, chegou a hora de aprender a fazê-la de uma vez por todas. No texto de hoje, você vai aprender a fazer guacamole de uma forma muito simples para não errar mais a receita. Confira a seguir.
Ingredientes:
- 1 abacate;
- 1 tomate sem sementes. Ele deve ser bem picado;
- ½ cebola roxa. Ela deve ser bem picada;
- 1 dente de alho devidamente picado;
- Suco de 1 limão;
- ½ pimenta dedo-de-moça bem picada.
- Pimenta-do-reino à gosto;
- Azeite à gosto;
- Sal à gosto.
Modo de preparo
Primeiro, corte o abacate ao meio, retire o caroço, descarte – o e corte a polpa do abacate em cubos. Em seguida, coloque o abacate em cubos em uma tigela. Acrescente o suco do limão. Amasse bem até formar um purê.
Depois, adicione o tomate, o alho, a cebola, pimenta dedo-de-moça e a pimenta – do – reino. Após isso, tempere com sal e azeite. Misture mais um pouco. Pronto, seu guacamole está pronto. Agora é só servi-lo com torradas ou nachos.