Conheça os 5 principais tipos de vinho e as diferenças entre eles

Cada tipo de vinho é destinado para ser harmonizado com pratos específicos. Saiba mais.

Com a variedade de tipos de vinho que existem hoje no mercado é comum ficarmos em dúvida sobre qual escolher para uma determinada ocasião, para certos tipos de pratos e paladares.

continua depois da publicidade

Sabendo disso, nós selecionamos 5 principais tipos de vinho disponíveis hoje no mercado e listamos as diferenças que há entre eles. Com isso, você não sofrerá mais na hora de escolher um bom vinho.

1. Vinho tinto

O vinho tinto é o mais comercializado em todo o mundo e o mais consumido no Brasil. Ele é produzido a partir da fermentação do suco extraído de uvas escuras (tintas), ou seja, as que possuem uma coloração avermelhada ou roxa.

continua depois da publicidade

Entre as uvas mais conhecidas para a produção do vinho tinto estão a Carmenère, Merlot, Pinot Noir, Syrah, Carbenet Sauvignon, Malbec, Tempranillo, entre outras.

O vinho tinto harmoniza com massas, carnes vermelhas e queijos.

2. Vinho branco

O vinho é branco é produzido a partir da fermentação de uvas brancas ou escuras, porém sem o uso da casca. Entre as uvas mais conhecidas para a produção da bebida estão a Chardonnay, Sauvignon Blanc, Torrontés, entre outras.

continua depois da publicidade

Diferente do vinho tinto, o vinho branco possui um sabor mais adocicado. A bebida é uma excelente opção para ser harmonizada com comidas mais leves, como peixes e frutos do mar.

3. Vinho rosé

O vinho rosé é produzido a partir de uvas escuras, porém com aquelas que liberam pouca coloração durante o processo de fermentação. A bebida também pode ser produzida a partir de um blend de uma preparação tinta e outra branca.

O vinho rosé é uma excelente bebida para ser consumida no verão, por ser mais leve. Ele deve ser servido a uma temperatura em torno dos 8º C.

continua depois da publicidade

Esse tipo de vinho pode ser servido para acompanhar aperitivos fritos, massas, tábua de frios e pizzas.

4. Vinho licoroso

O vinho licoroso é mais adocicado, com o açúcar proveniente da própria fruta, denso e quase cremoso, tal como um licor. Esse tipo de vinho é produzido com uvas tintas e brancas.

Em seu processo de fermentação, são adicionados álcool etílico potável de origem agrícola, caramelo ou caramelo de uva, açúcar, mosto concentrado ou ainda mistela simples.

continua depois da publicidade

Uma vez adicionados ao vinho, esses ingredientes o deixam com um sabor mais adocicado e com um elevado teor alcoólico, que pode variar entre 14 e 18% em volume.

O vinho licoroso é uma ótima opção para acompanhar sobremesas.

5. Vinho espumante

O vinho espumante é produzido com a segunda fermentação de vinho, – podendo ser o tinto, branco ou rosé – já previamente fermentado. Nele, é adicionado gás carbônico, produzido naturalmente pela fermentação das uvas, para produzir as suas bolhas.

Entre as uvas mais conhecidas para a produção dessa bebida, estão a Chardonnay, Pinot Meunier e Pinot Noir.O vinho espumante é servido com saladas, massas com molho branco, carnes leves e sobremesas. É ótimo para ser servido em celebrações.