Cães e humanos compartilham mundos muito semelhantes em termos de visão. Ao contrário do sentido do olfato que é dominado pelo cão, nossos sentidos da visão nos fornecem visões do mundo que se parecem, podemos ver o que eles veem e eles veem o que vemos. Contudo, há algumas diferenças interessantes.
A visão de um cão é muitas vezes embaçada, pois os cachorros não conseguem se concentrar nos detalhes dos objetos, ao contrário dos humanos. Além disso, os cães têm visão periférica ampla, visão com pouca luz e percepção de profundidade em comparação com os humanos.
Percepção de cores
Enquanto reconhecemos uma variedade de cores como vermelho, azul e verde e também temos uma compreensão clara de tons escuros e claros, os cães são conhecidos por terem a capacidade de reconhecer apenas duas cores.
Embora seja um equívoco pensar que os cães levam uma vida em preto e branco, amarelo e azul são as cores especuladas para serem reconhecidas pelos cães.
Por outro lado, enquanto os cachorros podem ver no escuro, os humanos não podem ver tão precisamente nesta situação, pois não possuem o tecido reflexivo chamado tapetum que reflete a luz em suas retinas.
Visão cinética
Através da visão cinética, os cães são capazes de capturar movimentos mais lentamente do que os humanos. Isso significa que eles veem as coisas em uma velocidade diferente dos humanos, tendo um número maior de estímulos visuais e processando-os mais rapidamente.
Em suma, é como se para eles a vida passasse em câmera lenta, o que facilita muito o cálculo de velocidades, trajetórias ou distâncias de objetos em movimento.