As baratas são pragas noturnas que procuram comida, água e abrigo, especialmente em climas quentes e úmidos.
Elas são atraídas por alimentos e fontes de água. Desse modo, pratos sujos, migalhas, restos de comida, lixo e ração para animais de estimação são algumas das coisas que atraem estes insetos.
Embora existam muitos produtos disponíveis no mercado para o controle de pragas, os métodos naturais são a aposta mais fácil, econômica e segura. Conheça alguns truques para se livrar das baratas a seguir:
1. Bicarbonato de sódio e cebola
Um dos mais eficientes e fáceis remédios caseiros para baratas é feito com apenas bicarbonato de sódio e cebola; itens que você pode ter na geladeira.
Pique um punhado de cebola, polvilhe com bicarbonato de sódio e misture com água em um frasco. Depois aplique nos lugares que as baratas possam aparecer.
2. Folhas de louro
Estas folhas podem ser usadas como repelente natural de baratas e podem ser colocadas em qualquer lugar.
As baratas não suportam o cheiro de folhas de louro. Então, tudo o que você precisa fazer é esmagar o punhado de folhas de louro, pulverizá-las e colocá-las em tigelas em todos os cantos da casa.
3. Limão
Corte um limão ao meio e esprema um pouco de suco diretamente nas superfícies onde as baratas frequentam. Elas odeiam o cheiro de limão e, portanto, ficam longe desses lugares.
Em um estudo realizado no Laboratório de Pesquisa em Fisiologia Animal da Universidade de Andalas, o óleo essencial de capim-limão também provou ter 100% de repelência contra baratas.
4. Pepino na lata
Coloque algumas fatias de pepino dentro de uma lata e deixe-o ao redor das áreas afetadas.
A lata e o pepino reagem de uma forma que emite uma espécie de cheiro irritante que repele as baratas.
5. Limpeza
Nada supera a boa e velha limpeza para controle permanente de pragas! As baratas procuram fontes de comida e água de fácil acesso e, quando não as encontram, morrem ou vão embora.
Isso torna a limpeza básica e completa um remédio incrível para baratas que pode fazer uma diferença maior do que você pensa!