De acordo com a pesquisa de Jason Bruck, publicada no periódico The Royal Society Publishing, o animal que tem a melhor memória não é o elefante. Apesar da fama, e da expressão popular “memória de elefante”, o estudo recente investigou outras espécies da natureza e seus organismos para entender como esse mecanismo atua nos animais.
No geral, os animais possuem uma memória associada a diversos fatores, como as sensações olfativas, visuais, auditivas e também do paladar.
A partir dessas informações, os dados são armazenados na memória de curto e longo prazo, associadas diretamente aos instintos de sobrevivência.
Qual é o animal que tem a melhor memória?
Para chegar à conclusão de qual animal tem a melhor memória, os cientistas responsáveis pela pesquisa estudaram os relacionamentos entre 56 golfinhos em cativeiro.
No entanto, acompanharam especificamente a espécie roaz corvineira, conhecida nos Estados Unidos como bottleneck pelo formato do corpo.
Os animais observados foram separados em seis zoológicos e aquários, tanto nos Estados Unidos quanto nas Bermudas. Em resumo, essa separação em grupos específicos teve como principal objetivo facilitar o acasalamento e reprodução.
Para analisar as memórias, os pesquisadores reproduziram gravações de áudio por meio de alto-falantes subaquáticos, com assobios e sons de animais que eles conviveram no passado.
Após medir a reação deles por um período de tempo, foi concluído que os golfinhos respondiam mais aos sons de companheiros que conviveram no passado.
No entanto, eram capazes de reconhecê-los pelo som mesmo 20 anos depois de um breve contato. Além disso, em alguns casos, os animais haviam ficado juntos por apenas seis meses. Sendo assim, o animal que tem a melhor memória é o golfinho roaz corvineiro.