Muitas pessoas não sabem muito bem quais são as diferenças entre vidro e cristal. A princípio, ambos parecem materiais semelhantes pois são transparentes e muitas vezes usados para os mesmos fins. No entanto, vidro e cristal não têm a mesma composição.
Em suma, o vidro comum é feito de uma variedade de silicato, cal e soda (areia). É barato de fabricar porque todos os seus componentes estão prontamente disponíveis na natureza.
O cristal compartilha algumas propriedades com esses tipos de vidro, mas sua composição também é única, e inclui sílica, óxido de chumbo, potássio ou soda e um punhado de outros aditivos.
Como diferenciar cristal e vidro?
Algumas características podem facilitar a distinção entre vidro e cristal. Ao analisar cada material, podemos ver como eles se comparam. O vidro tende a ser:
- Mais grosso;
- Mais durável;
- Não poroso;
- Menos frágil;
- Claro na cor.
Em comparação, o cristal tende a ter essas características:
- Mais fino;
- Poroso;
- Reflete a luz;
- Menos claro na cor;
- Mais frágil.
Faça o teste das taças
Pegue duas taças de vinho, sendo uma de cristal e outra de vidro, para ver essas diferenças na prática. O cristal refrata e dispersa a luz, lançando tons para criar um efeito de arco-íris. Se você segurar a taça de vidro contra a luz, ele não reage da mesma maneira.
Além disso, o cristal é mais pesado que o vidro, mas pode ser mais fino ao redor da borda. Também possui cortes lisos e arredondados.
Por fim, ao tocar na taça de cristal, espere ouvir um som musical com um leve eco. Note que a melodia não é percebida ao fazer o mesmo na taça de vidro.