Todos nós enfrentamos situações estressantes ao longo do dia, que vão desde pequenos aborrecimentos, como trânsito ruim ou café frio, até preocupações mais sérias, como uma briga ou problemas de saúde.
Para amenizar essa carga de estresse existem algumas técnicas de relaxamento que ajudam a renovar as energias. Elas podem ajudar o corpo e a mente a relaxar, diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca. Confira as principais abaixo:
1. Melhore sua respiração
As técnicas de respiração foram cientificamente comprovadas para ajudá-lo a relaxar e desestressar. Estas incluem vários exercícios, como terapia de relaxamento, treinamento muscular inspiratório e respiração diafragmática, aliás, um método comum envolve fechar os olhos, inspirar lentamente, prender a respiração por vários segundos e expirar lentamente.
Para apoiar a importância da respiração, um estudo, que analisou pessoas hospitalizadas com doença pulmonar obstrutiva crônica, descobriu que exercícios respiratórios controlados melhoraram significativamente sua ansiedade.
2. Ouça música e faça trabalhos manuais
A música é uma das formas mais usadas para aliviar o estresse, sobretudo, porque é simples, acessível e não invasiva. Além da música, a arte tem o poder de acalmar, tornando-a também uma excelente atividade de relaxamento.
Então, ouça músicas calmas enquanto se deita por alguns minutos, para descansar o corpo e a mente. Você também pode pintar um quadro, tricotar ou fazer recortes.
Portanto, através da exploração de arte e música é possível encontrar um novo hobby que permite relaxar e diminuir o estresse.
3. Pratique yoga
O yoga é outra técnica eficaz na redução dos sintomas de estresse e na melhora do humor. Embora o yoga envolva meditação, você pode usá-lo para relaxar mesmo quando sua mente não está em estado meditativo.
Além disso, o yoga cria movimentos fluidos e incorpora respiração profunda, consequentemente, diminuindo sua frequência cardíaca e promovendo o relaxamento.