A maneira como expressamos e recebemos amor é diferente para todos e, em muitos casos, sua “linguagem do amor” não é a mesma do seu parceiro. Desse modo, saber mais sobre nós mesmos e a forma como amamos as pessoas em nossas vidas é ideal para fazer durar qualquer relacionamento.
Em outras palavras, entender o que nos motiva em uma relação tem o poder de determinar nossos deveres e necessidades. É aí que entram as 5 linguagens do amor.
As Cinco Linguagens do Amor foram apresentadas ao mundo pela primeira vez em um livro de 1995 intitulado ‘The Five Love Languages’, de Gary Chapman.
O livro descreve cinco maneiras principais pelas quais as pessoas expressam e aceitam o amor e afirma originalmente que cada pessoa tem uma linguagem de amor primária e secundária. Vamos conhecer essas linguagens a seguir:
1. Palavras de afirmação
Quando as palavras de afirmação são sua linguagem de amor, as palavras o edificam. Você gosta de elogios e declarações. Em contrapartida, palavras duras e críticas podem incomodá-lo por muito tempo.
2. Atos de serviço
Qualquer coisa que seu parceiro faça de bom grado para ajudá-lo é um sinal de amor para você. Você se sente cuidado quando seu parceiro faz o jantar ou café da manhã como uma surpresa. Por outro lado, preguiça e desinteresse podem fazer você se sentir sem importância.
3. Presentes
Quando você fala essa linguagem do amor, um presente atencioso mostra que você é especial. Em contraste, presentes genéricos e datas especiais esquecidas têm o efeito oposto.
Essa linguagem do amor não é necessariamente materialista, pode ser tão simples quanto receber um pouco de atenção depois de um dia ruim.
4. Tempo de qualidade
Quando seu parceiro está realmente presente (e não está olhando para o celular), isso faz você se sentir importante. Não dar atenção ou ficar longos períodos distante pode fazer você se sentir não amado.
5. Toque físico
Abraços, beijos e outros toques são sua maneira preferida de mostrar e receber amor. Toques apropriados transmitem calor e segurança, enquanto a distância física pode criar uma barreira entre você e seu parceiro.