Efeito manada: como evitar este tipo de comportamento no dia a dia?

Entenda mais sobre os fenômenos coletivos que afetam a sua tomada de decisão.

Todos os nossos comportamentos são influenciados por fatores externos, como leituras, discussões, filmes, programas de televisão, mensagens repassadas pelos amigos no WhatsApp e por aí vai.

continua depois da publicidade

Essa influência, em algumas ocasiões, pode ser mais nociva do que imaginamos. Para a Psicologia, existe uma explicação conhecida como “efeito manada”, que nada mais é do que a nossa tomada de decisão levando em conta apenas a decisão da maioria das pessoas e não a nossa própria vontade.

É normal entendermos que, se muitas pessoas estão seguindo um caminho, aquele caminho deve ser o melhor, o mais correto e o ideal. Infelizmente, esse raciocínio não faz sentido e pode nos levar a tomar decisões perigosas e erradas, nos mais diversos aspectos pessoais e coletivos.

continua depois da publicidade

Não é à toa que o nome usado para o fenômeno envolve a palavra “manada”, que indica uma ação coletiva envolvendo animais da mesma espécie. Para evitar cair em ciladas por não ter opinião própria, veja nossas dicas de como evitar esse tipo de comportamento nas suas decisões cotidianas:

Analise as situações

Antes de tomar uma decisão com base apenas no que as outras pessoas estão fazendo, analise os pontos envolvidos. Se a questão for relacionada ao trabalho, por exemplo, antes de implicar com aquele colega que é o desagrado de muitas pessoas, busque conhecê-lo melhor e tirar as próprias conclusões.

Conheça suas emoções

Conhecer suas emoções é necessário para que você tenha uma capacidade maior de controle emocional. Às vezes, aquela comoção na sua cidade a respeito de alguma figura pública nem é algo que afeta a sua rotina verdadeiramente. Se você perde o controle devido a algo que não lhe diz respeito, o que será que isso quer dizer a respeito das suas próprias emoções?

continua depois da publicidade

Estude!

Estudar não é algo que fazemos apenas na escola ou na universidade. Ler livros de literatura, acompanhar o trabalho de divulgadores científicos e ouvir podcasts de pessoas que são especialistas em sua área de atuação, por exemplo, são meios incríveis de continuar estudando.

Sempre que algo despertar a sua ira ou o seu amor, estude mais sobre esse assunto. Isso ajudará você a tomar decisões mais bem fundamentadas e evitará que você colabore com eventos prejudiciais ou que se torne vítima de fake news.