Os amantes de vinhos precisam conhecer quais as diferenças entre os vinhos Merlot e Cabernet Sauvignon, principalmente quando estão pensando no preço de cada bebida e como harmonizar corretamente cada rótulo.
No geral, ambos são os mais consumidos entre os brasileiros, apesar das diversas opções disponíveis. Comumente, os iniciantes não conseguem identificar as diferenças por meio do paladar, mas conhecer os aspectos técnicos pode facilitar nesse processo de aprendizagem.
Desse modo, aos poucos vai se adquirindo mais conhecimento para dominar um exercício de diferenciação, e de quebra, apreciar um bom vinho. Saiba mais a seguir:
Quais as diferenças entre os vinhos Merlot e Cabernet Sauvignon?
O Cabernet Sauvignon tem alta concentração de tanino, que é a substância responsável por fazer com que o vinho tenha uma sensação de textura mais seca e encorpada. Como consequência, o sabor é mais adstringente, de modo que os apreciadores sintam que a língua está travando.
O vinho Merlot tende a ter uma sensação mais suave e aveludada, porque tem menor concentração de tanino e maior concentração de álcool. Neste caso, é um pouco mais frutal, porque possui notas específicas de especiarias e outros aprofundamentos no sabor por conta do tempo de maturação.
A principal diferença diz respeito à uva que faz cada vinho, porque possuem processos específicos de cultivo e fermentação. Com a uva Cabernet Sauvignon, é mais comum encontrar aromas de frutas negras e sabor de especiarias mais fortes, como a pimenta.
A uva Merlot tem mais tons de frutas vermelhas adocicadas, como cereja, framboesa e morango maduro. Por conta dessas características, o vinho Cabernet Sauvignon tende a ter uma cor mais avermelhada, enquanto o Merlot tende ao tom violeta.