O investimento massivo em viagens espaciais está aproximando os seres humanos da realidade de visitar outros planetas, mas a curiosidade não tem fim. O que acontece com o corpo de uma pessoa que morre no Espaço? O corpo da pessoa se decompõe?
Quando se trata de viver no Espaço, também deve-se pensar em como é morrer por lá e como lidar com esse tipo de questão.
Aqui na Terra, sabe-se que o corpo humano passa por diversos estágios de decomposição, o que é estudado e analisado pela Ciência Forense há anos. Saiba mais sobre as reações do corpo humano a seguir:
Como fica o corpo de uma pessoa que morre no Espaço?
A gravidade do Espaço irá impactar o estágio conhecido como livor mortis, quando o sangue deixa de fluir no corpo e começa a se acumular em um ponto específico como resultado da gravidade terrestre. Sendo assim, a falta de gravidade faria com que o sangue não ficasse acumulado.
Se o indivíduo estiver dentro de um traje espacial, o rigor mortis acontece normalmente. Esta fase é caracterizada pela etapa em que o corpo esfria, com os músculos ficando rígidos por conta do acúmulo excessivo de cálcio nas fibras musculares.
O corpo continuará sendo devorado internamente por meio das bactérias do intestino posteriormente. No entanto, as bactérias iriam precisar de oxigênio para funcionar normalmente, e isso retardaria significativamente a decomposição do corpo.
Em solos ácidos, como o encontrado em outros planetas, o que acontece é que o componente inorgânico desaparece, deixando somente os tecidos moles ao invés dos ossos.
Portanto, pode ser que a decomposição em outros planetas não irão envolver a etapa da decomposição em que há reciclagem dos restos humanos pelo ecossistema.