O mundo mudou à medida em que a tecnologia se tornou cada vez mais presente em nossas vidas, principalmente no local de trabalho. Mas, não importa o quanto o mundo tenha mudado, algumas profissões permanecem as mesmas.
Empregos ou funções como artista, costureiro e padeiro, por exemplo, existem há séculos – e ainda são essenciais nos dias de hoje. Confira outras profissões milenares a seguir.
1. Agricultor
A prática da agricultura começou por volta de 12.000 a.C. Assim, o esforço concentrado para produzir sustento tornou o trabalho mais fácil do que a caça e a coleta repetidas, e as populações que se organizaram a partir deste trabalho acabaram dando lugar às civilizações.
Algumas das primeiras culturas cultivadas eram figos, trigo, cevada, milho, sorgo, aveia e centeio.
2. Construtor
Algumas das construções mais antigas do mundo foram elaboradas para fins religiosos. Os templos megalíticos de Malta, por exemplo, foram construídos já em 4000 a.C., anteriores às pirâmides egípcias e Stonehenge.
Devido ao mundo se tornar cada vez mais populoso, sempre há necessidade de moradia, hospitais, locais de trabalho e acomodações, de modo que a profissão de construtor é aquela que não mostra sinais de desaceleração tão cedo.
3. Escritor
Uma vez que uma civilização tem uma linguagem escrita, eles tendem a ter escritores também. Portanto, muitos trabalharam como escribas e mantenedores de registros.
Escritores gregos antigos, por exemplo, tiveram uma tremenda influência na sociedade ocidental. Desse modo, escritores como Homero, Platão e Aristóteles ainda são lembrados até hoje por suas contribuições.
4. Professor
O ensino como profissão remonta às eras romana e grega antiga, quando famílias ricas contratavam pessoas que eram mais instruídas ou que falavam vários idiomas para passar seus conhecimentos para seus filhos.
5. Médico
Os curandeiros eram integrantes essenciais das antigas comunidades tribais, usando remédios caseiros para curar todos os tipos de doenças do corpo e da mente.
O médico antigo mais famoso é Hipócrates, que viveu por volta de 400 a.C., aliás, os médicos modernos fazem um juramento ético que leva seu nome.