Por que os cachorros insistem em comer sujeira? Entenda o motivo

O hábito de comer sujeira, como terra, por exemplo, é um indicativo do estado mental e físico do animal, podendo indicar problemas de saúde mais graves.

De acordo com o veterinário Dr. Laurie S. Coger, em entrevista ao American Kennel Club, os cachorros insistem em comer sujeira como indicativo do próprio estado emocional. No geral, o animal estressado ou entediado tende a ingerir materiais não comestíveis, praticando a geofagia quando comem terra, por exemplo.

continua depois da publicidade

Além disso, é possível que o seu cachorro esteja comendo sujeita para tentar aliviar algum tipo de problema de saúde, como anemia, dor de estômago ou uma deficiência nutricional. Normalmente, animais com problemas gastrointestinais podem comer grama para induzir o vômito, por exemplo.

O que acontece quando o cachorro insiste em comer sujeira?

Nos casos em que os cachorros comem muita terra, por exemplo, eles podem desenvolver um problema intestinal grave, sendo necessário realizar cirurgias para solucionar.

continua depois da publicidade

Além disso, a sujeira carrega uma série de pesticidas, toxinas, pedras, microorganismos e bactérias que podem causar enfermidades a longo prazo.

Os especialistas indicam que qualquer comportamento considerado novo e não natural, como o hábito de comer sujeira, deve ser tratado com atenção e rapidamente. Assim, é possível evitar que a situação escale muito rápido ou se torne alguma espécie de síndrome.

Neste sentido, se houver outros animais em casa, é importante verificar se o cachorro não está adquirindo novos hábitos por conta deles, e remediar a questão antes que gere um efeito em cadeia, adoecendo até mesmo os humanos.

continua depois da publicidade

Em todos os casos, o mais recomendado é levar o animal até o veterinário para verificar a saúde dele. No geral, realizar consultas de rotina, assim como exames de sangue e ultrassom, pode ajudar a identificar enfermidades com antecedência.

Entretanto, é fundamental contar com o apoio de um profissional qualificado.