Qual foi a guerra com menor duração do mundo – apenas 38 minutos?

Conheça os motivos que desencadearam o conflito militar mais curto do mundo.

Dia 27 de agosto de 1896, Cidade de Pedra, em Zanzibar: Reino Unido e Sultanato de Zanzibar são lados opostos em um conflito militar que durou apenas 38 minutos. Isso mesmo. O conflito, que ficou conhecido como Guerra Anglo Zanzibari, começou às 9h02 e terminou às 9h40 daquele mesmo dia.

continua depois da publicidade

Até o momento, ela é considerada a guerra com menor duração do mundo. Inclusive, ela entrou no Guinness World Records (em português, Livro Guinness dos Recordes), justamente por ter sido tão curta.

Por que a Guerra Anglo-Zanzibari aconteceu?

No século 19, o Reino Unido era o maior império colonial da época, sendo detentor de colônias, territórios, protetorados, entre outros.

continua depois da publicidade

Já o Sultanato de Zanzibar era um poderoso império comercial na África Oriental. De lá saíam navios cheios de marfim, especiarias e escravos. Na volta, os navios traziam tecidos e armas.

Em 1890, a Grã-Bretanha assinou um tratado com a Alemanha para estabelecer as suas zonas de influência sobre os territórios da África. Nessa divisão, Zanzibar se tornou um protetorado da Grã-Bretanha.

Ao ter o território de Zanzibar como um protetorado, os britânicos escolheram um sultão para acabar com a escravidão dos africanos e defender seus interesses na região.

continua depois da publicidade

O escolhido foi Hamad bin Thuwaini. No entanto, ele governou somente durante três anos, por ter morrido de forma inesperada. Com a morte de Hamad, Khalid bin Barghash se mudou para o palácio e ocupou o cargo de sultão.

Fato que desagradou o Império Britânico. Em 1886, foi assinado um tratado em que o candidato somente ascenderia ao cargo de sultão se tivesse a permissão do governo britânico. Barghash, portanto, não cumpria com o quanto determinado.

Os britânicos então ordenaram que Barghash retirasse suas tropas do palácio. Mas, em vez disso, o então sultão reuniu forças ao redor do palácio. No dia 25 de agosto, ele já tinha reunido 3 mil homens.

continua depois da publicidade

Nesse mesmo dia, os britânicos começaram a reunir navios no porto de Zanbibar. No dia seguinte, eles deram um ultimato a Barghash para que saísse do palácio no dia 27 de agosto, às 9h. O que não foi feito pelo então sultão.

Com isso, às 9h foi dada a ordem para que os navios britânicos começassem a bombardear o palácio. Dois minutos depois, grande parte da artilharia de Barghash já havia sido destruída e a estrutura do palácio começara a desmoronar. Foi nesse tempo também que Barghash fugiu do palácio.

Às 9h40, o bombardeio já havia cessado e bandeira de Barghash foi retirada do palácio. E foi assim que a guerra mais curta do mundo terminou.

continua depois da publicidade

Mas, apesar de ter durado apenas 38 minutos, esse tempo foi suficiente para vitimar 500 homens que apoiavam o sultão. Do lado britânico, somente um marinheiro teve ferimentos graves.

Zanzibar nos dias atuais

Hoje, Zanzibar é nome dado ao conjunto de duas ilhas ao largo da costa da Tanzânia, quais sejam, Pemba e Unguja. O arquipélago atrai turistas do mundo inteiro pelas suas praias de areia branca e mar cristalino, com diferentes tonalidades de azul, rodeadas por uma vegetação abundante.