A autoestima pode ser definida como a imagem que o indivíduo tem de si mesmo, os valores, sentimentos, habilidades e competências que ela mesma se atribui. Ela é considerada um dos elementos essenciais para o indivíduo ter qualidade de vida.
Isso porque, quando a autoestima está elevada, ela proporciona autoconfiança e amor próprio, ajudando o indivíduo a se cuidar e cuidar da saúde.
Além disso, uma autoestima elevada ajuda o indivíduo a enfrentar os desafios da vida, a se arriscar para conquistar seus objetivos e até melhora seu desempenho no trabalho e nas relações interpessoais.
Em contrapartida, uma baixa autoestima é capaz de influenciar na produtividade do indivíduo, faz ele se autossabotar, ter pensamentos destrutivos sobre si mesmo e, inclusive, é capaz de provocar o aparecimento de doenças, como a depressão e doenças cardiovasculares.
Assim, não há dúvidas de que uma autoestima elevada proporciona qualidade de vida para o indivíduo. Se você precisando cuidar da sua autoestima, confira, a seguir, 5 hábitos simples que vão elevá-la.
1. Não se compare
Com o uso diário das redes sociais, onde todo mundo posta apenas os momentos bons da vida e suas conquistas, muitas pessoas acabam comparando a sua vida com a de outros.
Ao fazer isso, em muitas das vezes, chegam a conclusão de que sua vida não vai nada bem. Isso acaba afetando sua autoestima e te colocando pra baixo.
Mas isso é um erro, já que muitas dessas comparações são injustas. Como dito, as pessoas escolhem muito bem o que vão postar em suas redes e a grama do vizinho não é sempre tão verde quanto aparenta ser.
Então um hábito a ser posto em prática é evitar se comparar com outras pessoas. Se for para comparar, compare consigo mesmo, perceba o quanto você já evoluiu na vida e valorize as suas conquistas.
2. Viva o presente
Adquira o hábito de viver no presente se você quer ter uma autoestima elevada. Olhar somente para o passado, te paralisa, evita que você cresça vida e conquiste seus sonhos. Olhar para o futuro faz com que você não coloque em prática no presente os seus planos.
3. Saiba lidar com os erros
Para ter uma autoestima elevada é preciso ter consciência de que todo mundo erra. E ao errar é preciso saber lidar com o erro cometido, não se martirizando, perdoando a si mesmo e tirando aprendizados do que ocorreu.
O erro significa que você se movimentando na vida e tentando fazer o seu melhor.
4. Saiba escolher as suas companhias
Saber escolher as suas companhias é um outro hábito que irá te ajudar a elevar sua autoestima. Isso porque, ao ter uma companhia que sempre está te criticando ou diminuindo e que não fica feliz com suas conquistas, afetará diretamente a sua autoestima.
No entanto, ao ter pessoas ao seu lado que torcem por você e que incentivam a ser o melhor, não há dúvidas que você se sentirá mais autoconfiante.
5. Invista em autoconhecimento
Investir em autoconhecimento te ajudará a descobrir quais seus pontos fracos e fortes, as crenças que limitam a sua evolução e crescimento, os padrões de pensamento e hábitos que afetam a sua vida.
Ao identificar todos esses itens, você abre espaço mudá-los, ressignificá-los e deixá-los para atrás. Com isso, você conseguirá viver de uma forma saudável consigo mesmo.