Ter um gato em casa é sinônimo de alegria, companheirismo e, claro, muita fofura. Embora os bichanos gostem de ficar sozinhos, quando os tutores estão por perto, é muito provável que fiquem juntinhos, trocando afagos e fazendo brincadeiras.
O problema é que nem sempre conhecemos as preferências dos gatos, que costumam ficar irritados e incomodados quando são tocados em determinadas áreas do corpo ou que passam mal com alguns estímulos, cheiros e mudanças de rotina.
Veja, a seguir, quais coisas você faz quando vai interagir com seu gato, mas que ele, se pudesse falar, pediria para você mudar de comportamento na mesma hora:
Ficar com o gato no colo
Já começamos criando polêmicas… Por mais fofo e quentinho que seu gato seja, não é uma boa ideia obrigar o bichano a ficar em seu colo enquanto você maratona a sua série favorita, sabia?
Alguns gatos curtem ficar no colo dos tutores, mas isso é bem raro. Essa proximidade toda geralmente resulta em irritabilidade e estresse.
Excesso de abraços
Se você se identifica com a personagem Felícia, que vive agarrando os bichinhos, saiba que os gatos detestam abraços em excesso. Se você forçar esse tipo de interação e continuar abraçando o animal mesmo quando ele deixar claro que está incomodado, prepare-se para levar arranhões e patadas.
Passear de carro
Diferentemente dos cães, que costumam gostar de passeios de carro, os gatos detestam esse tipo de deslocamento.
Além de sair da rotina, o que já é ruim para eles, andar de carro causa enjoo nos felinos.
Odores fortes
Os gatos se incomodam com cheiros fortes demais, sabia? Por isso, é importante entender seu animal de estimação e ter alguns cuidados, para que ele não fique estressado.
Entre os cheiros que os bichanos detestam estão: pimenta, frutas cítricas, caixa de areia suja, temperos em pó, canela, produtos de limpeza, hortelã e banana.
Tem gato em casa? Nada de fazer brincadeiras esdrúxulas com alimentos e lixeiras, pois os animais podem ficar com o estômago embrulhado.
Receber carinho na barriga
Não é justo com os tutores, a gente sabe, mas os gatos detestam receber carinho na barriga. Como a região é delicada, o instinto do bichano aflora quando alguém chega perto de sua bela barriguinha, o que resulta em respostas agressivas e em estresse.