Os relacionamentos interpessoais são repletos de conflitos e dificuldades, até mesmo porque cada pessoa é única e carrega uma carga intensa de experiências de vida. Isso é válido para todas as nossas interações: profissionais, familiares, amorosas e, claro, de amizade.
Saber diferenciar o que é aceitável do que não pode acontecer jamais é fundamental para não entrarmos em relações tóxicas, que comprometem a nossa saúde mental. Hoje, falaremos especificamente a respeito de amizades nocivas, então, caso você reconheça os sinais a seguir naquele seu “amigão”, talvez esteja na hora de rever essa amizade, hein! Confira:
Seu amigo vive colocando você para baixo?
Amigos tóxicos querem que você se sinta mal e desconfie da própria capacidade. Aquela pessoa que, ao saber da sua promoção no emprego, por exemplo, faz comentários ruins e que parecem ter a intenção de acabar com o seu bom humor merece mesmo continuar na sua vida?
Seu amigo faz questão de excluir você das programações em galera?
Se vocês têm um grupo de amigos em comum, mas você sempre é a pessoa “esquecida” na hora de fazer aquele passeio de fim de semana, já sabe, né?
Seu amigo impõe uma competição entre vocês?
Sabe aquela pessoa que vive competindo em todos os aspectos da vida? Ela precisa ter o melhor perfume, o namorado mais legal, o melhor emprego, a maior festa de aniversário… Se você identifica esse clima de competição, é importante rever a amizade, sim.
Seu amigo sempre encontra um jeito de fazer você passar vergonha?
Aquela “piadinha” feita em público ou a forma como seu amigo se refere a você enquanto conversa com outras pessoas diz muito sobre ele. Se for algo que causa incômodo e diminui a sua autoestima, fale sobre como você se sente e não aceite ficar nessa posição de chacota.
Seu amigo quer que você mude?
Cada pessoa tem um jeito de falar, se vestir, interagir, trabalhar, estudar… Se o seu amigo vive dizendo como você deve se portar ou o que deve falar em alguma ocasião, pergunte-se se é mesmo para isso que serve uma amizade.
Terminar um relacionamento, amoroso ou não, é sempre difícil. Ainda assim, é importante entender seus limites e não se sujeitar aos caprichos alheios só para agradar. Se uma conversa franca não surtir efeitos, corte o mal pela raiz. Existem muitas pessoas bacanas por aí!