A inteligência emocional é a capacidade do ser humano de lidar bem com suas emoções, ou seja, a capacidade de identificá-las, compreendê-las, processá-las e gerenciá-las. Além também de saber lidar com as emoções do outro.
Ao ter – ou desenvolver – essa capacidade, o ser humano aumenta suas chances de ser feliz e de obter sucesso na vida.
Mas, o que significa – na prática – ser inteligente emocionalmente? Para te responder a essa pergunta, selecionamos 5 sinais que revelam o seu nível de inteligência emocional no dia a dia. Ou seja, se você é uma que tem inteligência emocional. Confira.
1. Você demonstra empatia
Um sinal que revela como está seu nível de inteligência emocional é quando você demonstra empatia pelo outro. Ao compreender os pensamentos e os sentimentos do outro, sem julgá-los, você consegue se conectar com essa outra pessoa.
Demonstrar empatia é um sinal de que você é uma pessoa inteligente emocionalmente.
2. Você sabe liderar
Quando você tem inteligência emocional, você se torna um excelente líder. Isso porque, um excelente líder consegue controlar suas emoções.
Com isso, ele tem facilidade em lidar com situações mais delicadas. Além disso, ele consegue ser mais produtivo, focar em suas metas, trabalhar bem sob pressão e em equipe.
3. Você enxerga situações ruins como um desafio
Um sinal de que você inteligente emocionalmente é quando diante de um obstáculo ou diante de uma crítica negativa, você consegue equilibrar as emoções negativas com sentimentos positivos e utilizar o que lhe aconteceu a seu favor.
Você consegue extrair aprendizados dessas situações ruins.
4. Você consegue controlar suas emoções
Outro sinal que revela o seu nível de inteligência emocional é o fato de você conseguir controlar suas emoções e lidar bem com seus sentimentos.
Ao ter essa capacidade – ou desenvolvê-la – você consegue reagir melhor às situações difíceis, sem ser impulsivo e precipitado.
5. Você conhece seus pontos negativos e positivos
Quando você tem inteligência emocional, você sabe identificar quais os seus pontos negativos e positivos. Ao ter consciência de pontos negativos, você consegue aceitá-los e lidar com eles, tentando melhorar esses pontos.
Ao saber dos seus pontos positivos, você consegue fortalecê-los e gerar autoconfiança. A partir disso, você é capaz de trabalhar de forma mais eficaz.