Passar o dia inteiro em casa pode não ser um dos melhores programas para os humanos, imagine para cachorros com muita energia? Assim, passear de maneira regular com seu bichinho é importante em diversos níveis para a saúde do pet. Veja 5 motivos para passear com seu cachorro.
Passear com seu bichinho é um exercício físico e mental para o animal, além de contribuir para desenvolver várias habilidades motoras e psíquicas necessárias para um bom relacionamento entre ele, você e a sociedade.
5 motivos para passear com seu cachorro
Reduz a ansiedade e deixa o pet menos estressado
Assim como os humanos, os caninos também podem desenvolver problemas psicológicos. Dessa maneira, um dos motivos dessa condição nos cachorros é justamente o estresse em razão da falta de atividades físicas.
Cães precisam de estímulos diários, pode ser uma maneira de deixá-los mais tranquilos e felizes. Importante destacar que eles também precisam brincar e receber carinho.
Socialização
A socialização é um processo que irá influenciar o comportamento do seu pet. Normalmente, começa ainda na fase de filhote, quando o cãozinho é apresentado a outros animais, pessoas, barulhos e movimentos.
Assim, uma maneira muito legal de promover a socialização é levando seu bichinho em parques de cachorros para correr e brincar bastante com outros cães.
Rotina de fazer as necessidades fisiológicas
Um dos motivos mais recorrentes dos tutores levarem seus cachorros para passear é para eles fazerem suas necessidades fisiológicas.
Para isso, é importante ter o compromisso de sair de duas a três vezes por dia com seu peludo, mas é muito importante não restringir as necessidades dele à rua. Assim, mantenha o banheiro do cachorro em casa e o ensine a usar aquele espaço para as necessidades fisiológicas sempre que precisar.
Saúde
O passeio contribui muito para a manutenção da saúde do seu bichinho. Ao levar seu pet para passear, você estará ajudando a reduzir o risco de doenças no coração, diabete e obesidade.
Deixa o seu melhor amigo mais feliz
O primeiro passeio pode ser o mais complicado. Por vezes, o animal de estimação se assusta com o movimento e até tenta voltar para casa, ou estranha tudo e todos, latindo muito.
Contudo, com paciência, carinho e amor, você pode ensiná-lo a gostar do passeio. Dessa maneira, além de conquistar todos os benefícios já citados, seu peludo ficará mais feliz e saudável em casa.