Sim, a Terra está girando mais rápido; veja o que isso realmente significa

O aquecimento global e o derretimento das geleiras podem ser alguns dos motivos. Entenda.

Cientistas constataram recentemente que a Terra está girando mais rápido. Segundo informações do site TimeAndDate.com, no dia 29 de junho deste ano, o nosso planeta completou o movimento de rotação em 1,59 milissegundo a menos que as 24 horas tradicionais. Tal marco é considerado um recorde até o momento.

continua depois da publicidade

Esse recorde por pouco foi quebrado quase um mês depois, em 26 de julho, quando a Terra girou em torno de seu próprio eixo 1,5 milissegundo mais veloz.

Quando o nosso planeta faz o movimento de rotação de forma mais rápida, os dias ficam mais curtos. Esse fenômeno, inclusive, vem ocorrendo com mais frequência nos últimos anos.

continua depois da publicidade

Em 2020, por exemplo, o nosso planeta girou mais rápido do que o normal em 28 ocasiões. Dentre elas, a aceleração mais veloz foi de 1,47 milissegundo, registrada em 19 de julho daquele ano. Até então, esse era o recorde. Os cientistas medem a rotação da Terra com o Tempo Universal Coordenado (UTC) desde 1960.

Por que a Terra está girando mais rápido?

Teoricamente, a Terra leva exatamente 86.400 segundos para completar o seu movimento de rotação. No entanto, com o passar dos anos, esse tempo tende a diminuir. Até o momento, cientistas ainda não descobriram os motivos reais pelos quais o movimento sofre alterações.

Porém, alguns são levados em consideração, como o aquecimento global e o derretimento das geleiras. Tais fatores são capazes de causar mudanças no núcleo terrestre, tremores e o fenômeno chamado Oscilação de Chandler. Esse fenômeno ocorre quando há uma pequena divergência no eixo de rotação da Terra.

continua depois da publicidade

Outro motivo pode ser explicado pela Lua. O nosso satélite natural é capaz de causar alterações gravitacionais na Terra, agindo sobre as marés dos oceanos. A força das águas, por sua vez, pode fazer com que o planeta ganhe ou perca velocidade ao longo de 24 horas.

O que significa a Terra girar mais rápido?

Quando a Terra gira mais rápido, ela gera consequências em nosso cotidiano. Isso porque, os relógios atômicos, que são usados em satélites GPS, não entendem que houve uma mudança no movimento rotacional da Terra.

Quando o nosso planeta gira mais rápido, ela chegará à mesma posição antes do tempo tradicional. Com isso, os satélites GPS, que já são corrigidos para o efeito da teoria da relatividade geral, poderão se tornar inúteis.

continua depois da publicidade

Isso também traz prejuízos aos celulares, computadores e sistemas de comunicação sincronizados ao Protocolo de Tempo de Rede (NTP).