Você é do tipo de pessoa que fica mal-humorada, irritada e até mesmo sente raiva quando está com fome? Se sim, saiba que a ciência explica o motivo pelo qual esses sentimentos aparecem quando se está de estômago vazio há um tempo.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, realizaram um estudo para saber a relação da fome com alterações no humor. Os resultados da pesquisa foram divulgados em 2011.
Como foi feito o estudo?
Os pesquisadores recrutaram voluntários e alteraram a dieta desses participantes. Durante os dias que fizeram isso, os cientistas monitoraram o cérebro dos voluntários para verificar como cada região reagia e se comunicava de acordo com as expressões de raiva ou tristeza que eram apresentados aos participantes.
A relação da serotonina com o mau humor quando se está com fome
A serotonina é responsável por estabilizar as nossas emoções, como irritabilidade e raiva, sendo capaz de regular o nosso humor. Quando essa substância está em um nível baixo, as comunicações entre regiões cerebrais ficam mais fracas. E entre essas regiões está a responsável pelas nossas emoções e comportamentos sociais.
Um dos motivos que causa a diminuição do nível de serotonina é justamente a fome. Então, por isso, quando estamos com o estômago vazio, temos dificuldade de controlar as respostas emocionais, como a raiva, por exemplo.
O fato de isso acontecer até deu origem ao fenômeno conhecido como “hangry”, que, em inglês, é a junção das palavras hungry (“fome”) e angry (“raiva”).
O baixo nível de serotonina ainda é capaz de afetar as regiões do cérebro que desempenham papel no planejamento de ações e movimentos. Por conta disso, a fome e a irritação acabam também interferindo na concentração e na realização de atividades do dia a dia.