O Rock in Rio é o maior festival de rock do Brasil e, em seus 37 anos de história e 20 edições do evento, acumula diversas apresentações importantes, relatos curiosos e acontecimentos únicos.
A edição deste ano do Rock in Rio está perto de começar. Com duração entre os dias 2 e 11 de setembro, o festival em 2022 terá presenças de peso, como as bandas Iron Maiden, Coldplay, Guns N’ Roses, Green Day e The Offspring.
Para entender melhor a grandeza e a importância do Rock in Rio para os brasileiros e para os turistas do mundo todo, que vêm conferir de perto a programação, separamos algumas curiosidades e dados pra lá de interessantes.
O festival em números
O primeiro Rock in Rio aconteceu em 1985. Já foram realizadas 20 edições do evento, que contou com a participação de mais de 2.300 artistas. Mais de 10 milhões de pessoas já assistiram a algum show do festival.
Primeiro a se apresentar
O cantor brasileiro Ney Matogrosso foi quem subiu primeiro nos palcos do Rock in Rio, em 1985. O público era de 140 mil pessoas.
Música para todas as tribos
Artistas de todos os gêneros se apresentam no festival. Ainda que tenha a palavra “rock” em seu nome, o evento reúne cantores de todos os estilos, inclusive realizando algumas parcerias inusitadas. Um bom exemplo disso foi o show de Zé Ramalho com a banda Sepultura, que aconteceu em 2013.
Haja energia!
Em 2017, o festival usou cerca de 30 mil KW de energia elétrica, o que seria suficiente para iluminar a cidade inteira de Olímpia (SP), que tem uma área de 802,7 mil m². Toda essa energia foi produzida a partir de 20 geradores enormes, que tinham 6 metros de largura e quase 3 de comprimento e de altura.
Recorde inicial
Em números absolutos, o maior público do evento foi na primeira edição do Rock in Rio, em 1985. Na ocasião, o festival foi montado em Jacarepaguá e recebeu 1,38 milhão de pessoas! Esse público é três vezes maior que o do festival de Woodstock.
Maracanã
Em 1991, o festival foi realizado no estádio do Maracanã, sabia? A produção do evento usou 3 mil refletores, sendo que, entre eles, havia 480 faróis de avião, para criar uma atmosfera cheia de luz e vida.
Outras cidades
O Rock in Rio é realizado em outras partes do mundo também. Cidades como Lisboa, Las Vegas e Madrid já sediaram o evento.