A alimentação de nossos cãezinhos e gatinhos é um assunto complexo a ser tratado, uma vez que eles não se alimentam e não devem possuir uma dieta como a nossa. Muitas variáveis podem definir qual deve ser a alimentação do cão e do gato, como tamanho, raça, histórico de doenças e afins.
Para você, tutor, ficar de olho, também é preciso prestar atenção no que seu animal come no jardim, quintais, parques, etc. Isso porque algumas vegetações podem fazer mal, sendo plantas tóxicas para cães e gatos.
Apesar de intoxicação por plantas ser ligeiramente rara entre os bichos, ela ainda pode acontecer e é um perigo real. Algumas das plantas que podem fazer mal para os pets são bem comuns, fazendo parte do nosso dia a dia. Confira abaixo.
Confira quais são as plantas tóxicas para gatos e cachorros
1 – Palmeira Cica
Com o nome cientifico de Cycas Revoluta, a palmeira é bem famosa e comum, sendo muito utilizada em decorações.
Por conta de três toxinas (Cicasina, Beta-metilamino-L-alanina e uma terceira toxina não identificada) ela pode ser prejudicial para saúde do seu bichinho, levando inclusive a óbito.
2 – Mamona
Outra planta bem comum, a mamona, é altamente tóxica para cães e gatos, visto que suas sementes têm toxinas que causam: náuseas, vômitos, hipotermia, taquicardia, sonolência e outros sintomas que podem levar à morte.
3 – Lírio
O lírio é uma flor que se encontra em diversos parques, praças e também dentro de casas, utilizada como ornamento.
Sua ingestão pode causar no animal irritação nos olhos, oral e das mucosas. Além disso, podem dar alucinações e delírios e, também, problemas respiratórios.
4 – Espada de São Jorge
Mais uma planta que é amplamente utilizada como ornamento e decoração. Apesar de ter pouca toxicidade, ainda pode causar salivação intensa e dificuldade de respiração.
5 – Samambaia
Encontradas em diversos locais, também como decoração, a samambaia é altamente tóxica para cães e gatos.
Isso se deve a suas folhas, que quando ingeridas pelo animal, causam febre, hemorragia cutânea, diarreia com sangue, dentre demais sinais. Isso tudo somado pode levar o animal a óbito.