Uma das grandes conquistas da tecnologia é, sem dúvidas, a chegada do homem à Lua, que aconteceu pela primeira vez no dia 20 de julho de 1969, com os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, que estavam a bordo da Apollo 11.
Agora, ao que tudo indica, teremos pouco tempo de espera até que outra dessas viagens seja realizada. De acordo com a NASA, a missão Artemis deve levar tripulantes até a superfície lunar daqui a alguns meses, em 2024 — e olha só que bacana: além de uma das tripulantes ser mulher, a Artemis terá participação brasileira!
Missão Artemis
Dividida em três fases, a missão Artemis terá início já no próximo dia 29 de agosto, através do lançamento da missão Artemis I. Inicialmente, o foguete SLS vai fazer uma viagem pela órbita da Lua sem tripulantes, para que a NASA possa avaliar o desempenho do dispositivo.
A segunda fase, chamada de Artemis II, já terá todos os tripulantes e deverá percorrer o maior trajeto já feito por humanos, que estarão a 450 mil km de distância da órbita terrestre.
Em 2024, a terceira fase, Artemis III, deverá levar os astronautas até a superfície da Lua — entre eles, estará a primeira mulher a pousar em solo lunar.
A evolução tecnológica das novas missões vai possibilitar, além de viagens mais frequentes ao nosso satélite natural, que as tripulações permaneçam mais tempo em viagens pelo espaço profundo.
Brasil na Artemis?
Em 2020, Robert O’Brien, conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, esteve no Brasil e convidou nosso país a participar da missão Artemis.
De acordo com O’Brien, “Esses acordos guiarão os Estados Unidos, o Brasil e parceiros com interesses semelhantes à medida que fortalecemos os esforços de exploração espacial para um futuro próspero”.
A agência espacial divulgou um vídeo (em inglês), pedindo para que as pessoas de todo o mundo acompanhem o lançamento da Artemis I: