Sinestesia é uma espécie de alteração neurológica que faz com que os nossos cinco sentidos se entrelacem, como em uma salada de frutas. Por exemplo, criando uma reação entre dois ou mais sentidos, como sentir gosto com cheiro, ou sensação tátil a partir da visão.
Apesar de curioso, não é uma habilidade super rara. O nosso cérebro recebe os estímulos externos e os processa de forma separada. Contudo, para quem tem sinestesia, esses caminhos não são paralelos, e sim se cruzam, misturando as informações.
Pensando nisso, a norte-americana, Bernadette Sheridan, que tem sinestesia, resolveu criar uma plataforma baseada na própria condição. O objetivo do site é demonstrar a cor que ela enxerga os nomes das pessoas.
Bernadette explicou, na sua página Elemental, que a sua sinestesia consiste em contar o número de letras dos nomes de quem acabou de conhecer e reconhecer as cores de cada letra.
Apesar de toda dificuldade enfrentada para explicar esse fenômeno para pessoas que não tem sinestesia, a norte-americana encontrou na criação do site Synesthesia.Me, o meio de mostrar às pessoas sua particularidade.
“O que eu mais amo nesse projeto é que ele me permite ver não apenas as letras individuais, mas também ilustrações compostas de nomes que ouço diariamente. Enquanto eu construí o site, fiquei repetidamente impressionada com a aparência “correta” dos nomes quando os exibi na minha frente”, relatou Bernadette.
O site é bem fácil de utilizar. Basta usar a ferramenta interativa, na barra de pesquisa, e digitar algum nome. Enquanto cada caractere é reconhecido, uma cor (baseada no alfabeto de cores de sinestesia de Bernadette) aparece abaixo.