O Pit Bull – e suas variações – é conhecido há longos anos por ter a má fama de serem cães violentos, em virtude da irresponsabilidade de seus antigos tutores de criá-lo para participar de rinhas e para ser um animal combatente. Essa fama negativa, infelizmente, acaba fazendo com que muitos cães dessa raça não sejam adotados.
Mas a verdade é que o Pit Bull somente terá um comportamento violento, se for treinado e criado com esse propósito. Na realidade, ele é um cachorro amoroso, carinhoso, cheio de energia, brincalhão, amigável e adora estar na companhia de seus tutores.
Então se você está à procura de um cão que estará sempre pronto para te dar amor, carinho e te fazer feliz com brincadeiras, o Pit Bull é o cachorro certo. Para você não ter mais dúvidas, confira, a seguir, 5 curiosidades sobre essa raça.
1. Origem do Pit Bull
A origem do Pit Bull data do século 19, época em que houve cruzamentos entre o buldogue e o terrier (raça voltada para a caça de pequenos animais).
Não se sabe ao certo onde esses cruzamentos aconteceram, mas a hipótese mais aceita é de que tenham sido ocorridas na Escócia, Inglaterra e Irlanda.
Os cruzamentos foram feitos por fazendeiros da época que procuravam por um animal que tivesse força (tal como o buldogue) e a habilidade de caça (tal como o terrier).
2. Pit Bull e a sua fama de babá
Nos anos de 1950, os cães da raça da Pit Bull conquistaram a fama de babá. Isso porque eles se davam super bem com as crianças e ainda as protegiam graças ao seu instinto protetor.
Graças à essa fama, eles se tornaram bastante populares na época. Mas, com o início das rinhas com esses animais, a fama de babá logo se perdeu, e eles começaram a ganhar a má fama de serem perigosos e agressivos.
3. Pit Bull são perigosos e agressivos? Depende
Como dito, o Pit Bull tem má fama de serem perigosos e agressivos. Mas essa fama é equivocada. Na verdade, os cães dessa raça são amorosos, amigáveis, brincalhões e adoram a companhia de seus tutores.
Então, o que vai tornar o Pit Bull agressivo e perigoso é a forma pela qual ele é treinado e criado. Se ele for treinado para lutar e atacar, ele desenvolverá um comportamento violento. Caso contrário, ele só oferecerá amor e carinho.
4. O Pit Bull é descendente do cachorro moloss
A categoria “cachorro molossor” é caracterizada por reunir raças de cães de físico forte e porte grande. Esses cães são descendentes do cachorro Molossus, animal hoje extinto que existia na Grécia Antiga.
5. Pit Bull não é uma raça única
Você sabia que existe mais de um tipo de Pit Bull? Isso mesmo. Por conta do cruzamento dessa raça com a Terrier e a American Bully, existem atualmente cinco variações de Pit Bull, quais sejam: American Pit Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, Bull Terrier, Red Nose e Staffordshire Bull Terrier.
Embora compartilhe algumas características físicas em comum, essas variações se diferenciam em relação às origens, comportamentos e algumas características.