Que atire a primeira caixa de lenço de papel quem nunca se viu chorando em meio a um filme emocionante ou até mesmo com aquela música bonita. Chorar é um ato extremamente normal, comum e, inclusive, saudável. A pergunta que fica é: por que nosso nariz escorre quando estamos emocionados?
Se você já se sentiu até com um pouco de vergonha devido ao nariz, que escorre sempre que algo acontece e causa choro, saiba que essa também é uma resposta fisiológica absolutamente normal e comum em todas as pessoas.
Ainda não se sabe, por exemplo, por que choramos, embora existam várias teorias que buscam entender o que nos faz chorar.
O fato é que, em determinadas ocasiões, nosso cérebro abre a torneirinha dos dutos lacrimais e começamos a chorar, às vezes com a sensação de que o choro vai durar para sempre.
Tá, mas e o nariz escorrendo?
Nosso nariz não é emotivo nem resolve produzir muco de uma hora para a outra, só de sacanagem. O que acontece é que nem todas as suas lágrimas escorrem pelo rosto, sabia?
Na verdade, algumas lágrimas saem dos dutos lacrimais e caem diretamente na sua cavidade nasal. Lá, elas entram em contato com o muco naturalmente presente no nariz, resultando em uma mistureba de lágrima com com catarro. Sim, é isso mesmo.
Quando você chora, seu corpo aproveita a oportunidade para fazer uma espécie de lavagem nasal com as suas lágrimas, eliminando o muco que já estava anteriormente em suas narinas.
E por que o nariz escorre em outras ocasiões?
Quando você come um prato muito apimentado, por exemplo, é comum que o nariz escorra também, já reparou? Nesse caso, suas membranas mucosas realmente produzem mais muco rapidamente, para que você elimine as substâncias picantes o mais rápido possível, antes de elas atrapalharem seu sistema respiratório.
Em dias muito frios, o nariz também escorre mais e, de novo, é um jeito que seu corpo encontrou para ajudar você a sentir menos desconforto, ainda que não pareça. Ao produzir mais muco e causar coriza, seu nariz ficará hidratado e ajudará o ar a chegar mais quentinho aos seus pulmões. Legal, né?