Se tem um eletrodoméstico que revolucionou a vida de quem come marmita, esse eletrodoméstico é com certeza o micro-ondas. Desde que se tornou popular, há poucos anos, é difícil encontrar quem não tenha um desses fornos em casa.
A questão é que, ainda que o aparelho seja uma grande mão na roda, é preciso tomarmos alguns cuidados em relação aos materiais que levamos ao micro-ondas. Pode não parecer, mas aquele pote plástico comum aí da sua cozinha é, na verdade, um grande perigo para a saúde da sua família.
Potes plásticos comuns ou até embalagens que são eventualmente reutilizadas, como as de margarina, sorvete e maionese, não devem nunca ir ao micro-ondas, sabia? O problema é que, como não são feitos de materiais resistentes ao calor, esses itens acabam liberando substâncias tóxicas, que vão parar na sua comida.
Entre essas substâncias, citamos especialmente o bisfenol A (BPA) e os ftalatos, que podem comprometer a função da tireóide e provocar desequilíbrios hormonais. A dioxina, outro elemento liberado pelo aquecimento desses potes plásticos, pode, inclusive, fazer mal ao sistema imunológico e ao desenvolvimento fetal.
Quais potes podem ir ao micro-ondas, então?
Potes de margarina, manteiga, iogurte, maionese, sorvete e embalagens que eram de outros produtos não podem ir ao micro-ondas. O ideal é descartar esses materiais corretamente para que eles sejam reciclados.
Para requentar sua marmita no micro-ondas ou descongelar aquela porção de feijão, é importante utilizar os seguintes materiais:
- Vidros refratários (ideais para cozimento);
- Vidros comuns (somente para aquecer, não para cozinhar);
- Porcelana (para aquecimento também);
- Cerâmica vitrificada;
- Papéis que sejam absorventes, como o papel-toalha;
- Plástico feito para ser usado no forno (veja a embalagem na hora da compra).
Lembre-se também de nunca colocar materiais que tenham detalhes metálicos no micro-ondas, hein?