A puberdade é um dos momentos mais críticos do crescimento humano. É durante esse tempo que nosso corpo começa a sofrer mudanças drásticas. Algumas dessas podem não ser tão agradáveis.
A puberdade acontece em etapas e não tudo de uma vez. Como parte natural do ciclo de nossas vidas, devemos passar por elas e entender que é natural se sentir ansioso, animado e confuso a respeito disso. Entretanto, ainda existem alguns fatos sobre a puberdade que são pouco conhecidos.
1) Canhotos entram na puberdade mais tarde que destros
Um estudo sobre puberdade, realizado com 713 mulheres e 467 homens, demonstrou que pessoas canhotas tendem a entrar nessa fase de forma mais tardia que pessoas que utilizam a mão direita como a principal.
2) Acne faz parte do processo
Apesar de não desejado por ninguém, a acne faz parte do processo de amadurecimento entre os jovens que acabaram de entrar na puberdade. Os hormônios sexuais estimulam as glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade na pele, causando a acne.
3) Puberdade não é exclusividade dos humanos
Os seres humanos não são os únicos seres que passam por essas transformações quando estão chegando a fase adulta da vida.
De acordo com pesquisadores com estudo veiculado pela BBG Science Focus, um roedor nativo de Cuba atinge a maturidade sexual baseado em seu peso. Outros animais como vacas e cães também experienciam a puberdade.
A matéria tem cunho apenas informativo. Para mais informações detalhadas e precisas, consulte um artigo científico ou um especialista nas áreas destacadas no texto.