Quando falamos em psicopatia, o que se leva em consideração é um perfil de personalidade antissocial, que varia de acordo com cada indivíduo. Estima-se que entre 5 e 15% das pessoas sejam psicopatas e, diferentemente do que vemos nos filmes, elas não são sempre criminosas, mas costumam agir com frieza e superioridade.
Muitos psicopatas conseguem cargos importantes e são ótimos líderes, mas geralmente têm um perfil abusivo e manipulam com facilidade as pessoas próximas.
Identificar uma pessoa psicopata é uma tarefa que demanda avaliação profissional, mas é sempre possível entender mais a fundo algumas das características dessas pessoas.
Conheça, a seguir, três sinais clássicos e que estão presentes em indivíduos psicopatas. Lembre-se de que este texto tem caráter informativo e não pretende substituir qualquer tipo de análise psicoterapêutica ou diagnóstico psiquiátrico.
Manipulação psicológica
Os psicopatas têm a necessidade de poder em diversas áreas, como na vida profissional, amorosa, social etc. Por isso, costumam dizer o que for preciso para manipular os indivíduos à sua volta e alcançarem seus objetivos.
São mentirosos e criam histórias cheias de detalhes que as fazem parecer verdadeiras.
Não sabem reagir às emoções alheias
Como têm dificuldades para sentir empatia, o psicopata tem dificuldade em demonstrar sentimentos como compaixão e solidariedade. Se vê uma pessoa com muita dor após um acidente, por exemplo, o psicopata geralmente não esboça qualquer tipo de reação.
Isso não vale, no entanto, quando o assunto são as próprias emoções. Uma pesquisa recente sobre esse assunto revelou que o psicopata costuma ter níveis altos de estresse, ansiedade e depressão.
Infância cheia de problemas
É comum que as pessoas psicopatas tenham um histórico pessoal longo em relação a problemas de comportamento. Desde a infância, são pessoas que não respeitam as regras, que se envolvem em casos excessivos de brigas escolares e mentiras.
Crianças com traços de psicopatia costumam roubar, agredir, mentir, maltratar animais e também outras crianças.