No próximo domingo (14), comemoraremos mais um Dia dos Pais. A data é, claro, cheia de cargas emotivas, seja por aqueles que podem celebrar o momento com seus pais, seja pelos que sentem a falta de um pai que já se foi ou, ainda, pelos que não têm o nome do pai no documento de identidade.
A primeira data comemorativa criada foi o Dia das Mães, que acabou inspirando a criação do Dia dos Pais. Ambas foram estabelecidas primeiramente nos Estados Unidos, mas hoje existem em quase todos os países do mundo.
Como o Dia das Mães foi criado por Anna Marie Jarvis, como forma de homenagear sua falecida mãe, alguns anos depois, em dezembro de 1907, devido à explosão de uma mina de carvão e que resultou na morte de 250 pais, a homenagem a eles foi criada.
A primeira celebração oficial em homenagem aos pais aconteceu no ano seguinte, no dia 5 de julho, em Fairmont, cidade próxima do local onde a explosão havia acontecido.
A responsável por promover o evento, que aconteceu em uma igreja, foi Grace Golden Clayton, que se comoveu com a quantidade de crianças que haviam perdido seus pais.
Celebração mundial
Curiosamente, não foi essa a primeira celebração a tornar a data difundida amplamente. A ideia começou a se tornar popular somente dois anos depois, quando outra igreja promoveu uma homenagem aos pais, graças ao incentivo de Sonora Smart Dodd, que perdeu o pai durante a Guerra Civil americana e quis homenageá-lo.
À época, a data escolhida foi a do aniversário do pai de Sonora, 19 de junho. Com o tempo, a ideia foi se espalhando por outras cidades, que escolhiam dias aleatórios para homenagear os pais.
Muitos projetos políticos foram feitos para tentar oficializar o Dia dos Pais nos EUA, o que só aconteceu mesmo em 1966, com o presidente Lyndon Baines Johnson decretando o terceiro domingo de junho como a data oficial.
Em 1972, durante o governo de Nixon, o Dia dos Pais se tornou um feriado nacional.
Dia dos Pais no Brasil
No Brasil, a data passou a ser celebrada apenas depois de 1950, com motivação principalmente comercial. A ideia foi de Sylvio Behring, publicitário que dirigia O Globo e precisava atrair mais anunciantes para o jornal impresso e a rádio da emissora.
O primeiro Dia dos Pais por aqui aconteceu em 16 de agosto, data que antigamente a igreja católica usava para celebrar São Joaquim, pai de Maria e avô de Cristo. Depois, a data passou a ser celebrada sempre no segundo domingo de agosto.
O apelo comercial pegou mesmo somente na década de 1970, quando o Dia das Mães já era um grande acontecimento. Hoje, sabemos que existem 19 datas em vários países do mundo para celebrar o Dia dos Pais.
Se você quiser presentear seu pai ou aquela pessoa especial que desempenha um papel paterno em sua vida, confira as nossas dicas de presentes diferentes do comum.