Certos alimentos têm componentes conhecidos como antinutrientes, que dificultam a absorção de minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Para resolver essa questão, é preciso deixar alguns produtos de molho na água antes do preparo, sabia?
Esse pode ser o “segredo” para que aquele bebezinho em fase de introdução alimentar não tenha cólicas provocadas por gases, por exemplo. Veja, a seguir, quais alimentos precisam ficar de molho antes do preparo:
Feijão
O clássico da cozinha brasileira é também repleto de elementos que podem provocar inchaço abdominal, dores e produção excessiva de gases durante a digestão. Todos os tipos de feijão devem ficar de molho entre 6 a 12 horas antes do preparo e a água desse molho precisa ser descartada.
Soja
Um item muito comum nas receitas de vegetarianos e veganos, a soja é outro ingrediente que deve ficar de molho por, no mínimo, 8 horas antes do preparo. Coloque os grãos de molho em um pote fechado e, na hora de cozinhar, descarte a água.
Espiga de milho
Assim como as leguminosas, os grãos de milho também liberam antinutrientes e, por isso, precisam ficar de molho antes de serem cozidos. O tempo ideal é 12 horas, por isso algumas pessoas colocam os alimentos de molho na hora em que estão indo dormir.
Grão-de-bico
O grão-de-bico é outro ingrediente essencial para vegetarianos e veganos (a água do cozimento desse alimento, por exemplo, quando batida na batedeira vira uma espécie de clara em neve, por isso os quitutes doces veganos costumam levar grão-de-bico em sua receita).
O tempo de molho ideal é também de 12 horas.
Lentilha
Esse alimento saboroso e nutritivo é da família do feijão e, pelo mesmo motivo, também deve ficar de molho por 12 horas antes do cozimento. Assim, a sua lentilha não vai causar desconforto e seus nutrientes serão mais bem absorvidos durante a digestão.