Se você tem um cachorro como animal de estimação, já sabe que ao menor sinal de sua chegada em casa, ele já está na porta te esperando todo empolgado e feliz para te encher de “lambeijos”, carinho e, claro, para brincar.
Mas, você já se perguntou como o seu cãozinho consegue saber que você está chegando em casa, mesmo estando a quilômetros de distância?
A resposta está no olfato do animal, que, inclusive, pode até ser considerado um superpoder diante do quão ele é desenvolvido. Para se ter uma ideia, o sistema olfativo do cachorro é milhares de vezes melhor do que a dos seres humanos.
Descubra, a seguir, os motivos pelos quais o olfato do seu cão é extremamente aguçado.
1. O focinho do cachorro foi desenhado sob medida
O focinho do animal foi desenhado sob medida para que ele se tornasse capaz de sentir cheiros que, para nós humanos, são imperceptíveis. O desenho do nariz permite que o cão inspire por um canal e expire por outro.
Essa anatomia, por sua vez, permite o animal cheirar muitas vezes uma amostra de ar e o ajuda a identificar mais elementos a cada farejada.
Além disso, o focinho do cachorro foi desenhado para ser úmido. Isso porque, a umidade presente no nariz do animal faz com que as partículas presentes no ar fiquem mais ativas e grudem mais facilmente.
2. Milhões e milhões de células olfativas
Outro fato que faz o olfato do cão ser um superpoder é a quantidade de células olfativas que o animal possui. Enquanto os humanos possuem cerca de 5 milhões dessas células, um cachorro possui, em média, 300 milhões de células olfativas. Uma diferença enorme, não é mesmo?
Essa enorme quantidade de células olfativas permite que o animal tenha uma capacidade de “cheirar” infinitamente superior em relação aos humanos.
Inclusive, alguns estudos concluíram que os cachorros são capazes de sentir amostras 100 milhões de vezes menores que o necessário para um humano.
3. Os cachorros conseguem respirar com cada narina – separadamente
Não bastasse isso, os cachorros são capazes de respirar separadamente com cada narina. Com essa habilidade, eles conseguem determinar a direção do cheiro, se ele está vindo a direita ou da esquerda, por exemplo.
4. Os cachorros conseguem, através do cheiro, perceber coisas do passado
Os cães ainda têm a capacidade de, através do cheiro, perceber coisas do passado. Apenas farejando locais, eles conseguem identificar quem esteve no local ou até mesmo quando a pessoa saiu.
Essa capacidade ainda faz o animal sentir coisas à distância, conseguindo perceber – de longe – quando alguém está se aproximando. Há relatos de cachorros que foram capazes de indicar pessoas e até mesmo objetos a uma distância de 2 km.