O inhame é um tubérculo encontrado no Brasil, especialmente na região Nordeste, que é a maior produtora e consumidora do alimento. Mas, ele ainda pode ser encontrado em países da África, América e Ásia.
O alimento chama a atenção pelas suas propriedades nutritivas e os benefícios que essas trazem ao nosso corpo. O inhame, por exemplo, ele é rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, sendo, por isso, uma excelente opção para dar energia durante a atividade física e para manter o peso saudável.
Por isso, o alimento é o queridinho dos praticantes de atividades física. O inhame é rico também em vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina B6, vitamina B1, fibras, proteínas, ácido fólico, minerais niacina e riboflavina.
Com todas essas propriedades nutritivas, o inhame traz diversos benefícios ao nosso corpo, como já dito. Conheça abaixo alguns deles:
- Aumenta a imunidade;
- Auxilia na perda de peso;
- Melhora a visão;
- Auxilia no combate à prisão de ventre;
- Previne doenças cardiovasculares;
- Controla a pressão arterial;
- Diminui o colesterol;
- Reduz a cólica;
- Auxilia a digestão;
- Controla o nível de açúcar no sangue;
- Alivia os sintomas da menopausa;
- Fornece energia;
- Auxilia no processo de ganho de massa muscular.
Lembrando que o nosso texto tem caráter meramente informativo. Para dietas e informações específicas, consulte um nutricionista.
De que maneira o inhame pode ser consumido?
Para usufruir de todos os benefícios que o inhame traz ao nosso corpo, a dica é consumir o alimento cozido, assado ou no vapor.
O inhame nunca deve ser ingerido cru, pois, nessa forma, ele apresenta substâncias tóxicas. Vale notar que grávidas e lactantes devem evitar o consumo do alimento.
Quando cozido, o inhame pode ser um ingrediente de diversos pratos, como saladas, purês, sopas, pães, bolos, snacks. Ele ainda pode ser utilizado no preparo de sucos e chás.