A autoestima é a imagem e a opinião que um indivíduo tem de si mesmo. Ela é construída a partir de experiências pessoais, da imagem que outras pessoas têm do indivíduo, da autoimagem e de experiências passadas.
Quando o indivíduo tem uma boa autoestima, ele consegue viver com bem-estar, com saúde e ter realização pessoal. No entanto, quando sua autoestima é baixa, o indivíduo pode desenvolver transtornos, como a depressão, permanecer em situações insalubres, como relacionamentos abusivos, e ter dificuldade em alcançar objetivos e realizar sonhos.
Por isso, é fundamental melhorar a autoestima durante o dia a dia. Sabendo dessa importância, preparamos uma lista com 4 passos que ajudam a melhorar a autoestima. Confira.
1. Aprenda a dizer “não”
Pessoas com baixa autoestima tendem a dizer “sim” para outras pessoas com frequência, mesmo quando na verdade não querem dizer. Com isso, elas podem ficar sobrecarregadas, ressentidas, irritadas ou até mesmo deprimidas.
Caso você diga “não” para alguém e esse alguém reagir mal, é preciso ter consciência de que isso é um problema da pessoa, que não sabe lidar com frustração.
2. Desafie a si mesmo
Uma forma de melhorar a autoestima é desafiar-se. Por exemplo, você pode se questionar o deseja mudar em você. Pode ser algo físico, como se exercitar mais, beber mais água, ou algo a ver com relacionamento interpessoal, como falar para o outro o que te incomoda.
Escolha um desses desafios. A dica é o que for mais importante para você para que seja o suficiente para motivá-lo a agir e vencer esse desafio.
3. Estabeleça pequenas metas
Um erro muito comum que cometemos a definir uma mudança na vida, como por exemplo, ser mais saudável, é estabelecer metas radicais, como malhar sete dias por semana, parar de beber completamente de um dia para o outro.
Ao fazer isso, você corre o risco de se esgotar, ficar frustrado e, assim, adicionar mais fatos que provariam sua suposta incompetência. Por isso, é fundamental estabelecer pequenas metas. Para ganhar uma corrida, o importante é a constância e não a rapidez.
4. Questione seus pensamentos negativos
Um passo para melhorar sua autoestima é questionar seus pensamentos negativos. Pergunte a si mesmo se sua visão está de acordo com os fatos ou se há outra explicação.
Mas, vale notar que é difícil ver falhas nesses fatos. Pensamentos e crenças de longa data podem parecer factuais, mesmo que sejam apenas opiniões.